Cuidados Essenciais com a Barba Que Todo Barbudo Deve Ter!


As barbas já foram e voltaram à moda muitas vezes. Adoradas por alguns homens e mulheres e nem tão adoradas por outros, é inegável que, querendo ou não, elas sempre fizeram parte da história do homem e da moda masculina.

como crescer a barba

A questão das barbas, embora pareça simples, envolve muitas outras questões, como o tipo de barba, o estilo do homem e, claro, cuidados com a barba.

Muitos homens podem se perguntar se há a real necessidade de falar sobre cuidados com a barba, afinal, isso pode parecer muita preocupação para pouco resultado. bom, eis a questão que, querendo ou não, existem alguns cuidados que você pode aderir caso deseje uma barba mais bonita, saudável e, por que não, mais macia.

Vamos falar deles nesse artigo e aqui seguem nossas primeiras dicas.

diferentes estilos

DICAS BÁSICAS:

Como qualquer elemento do nosso corpo, as barbas exigem cuidados básicos para garantir a saúde e beleza.

sugestões para um melhor aparo

1- Higiene: assim como os cabelos, as barbas exigem processos de higienização.

Se você é daqueles mais práticos, lavar a barba com o sabonete de todo dia já pode ser suficiente. Porém, uma outra opção é fazer uso de shampoos para lavar a barba, o shampoo de bebê (ou outro shampoo neutro) costuma ser uma ótima opção pelo fato de não irritar a pele (além de dar maciez à barba).

nosso objetivo

2- Outros cuidados: se você quiser uma barba ainda mais macia e/ou brilhante, você pode usar condicionador no processo de lavagem pois ele hidrata os pêlos, dando um aspecto mais macio e brilhante. Mas fica aqui uma dica, se você for usar um condicionador, não use todos os dias, restrinja o uso a duas vezes por semana, pois o excesso pode causar maior oleosidade para a pele como um todo.

Aliás, a oleosidade é o grande inimigo do homem com barba já que, com o aumento dos pelos na região da face, é grande a tendência ao aumento de quantidade suor, levando ao aumento da oleosidade. E por que a oleosidade é ruim?

Bom, além da questão de incômodo, diminuição do brilho e (venhamos e convenhamos) o aspecto mais “sujo”, a oleosidade pode levar ao desenvolvimento de dermatites cuja principal consequência é a famosa caspa (e emm casos mais severos, outras consequências).

Por isso, se você começar a enfrentar situações de caspa, nós recomendamos, de início, o uso de shampoos anti-caspa que devem resolver. Se não, existem outros produtos destinados ao caso e, claro, sempre é bom dar uma visitada no dermatologista pra ver se está tudo ok.

melhores apetrechos

3- Aparo: por fim, uma questão bem básica e óbvia, o aparo. Todos sabemos que as barbas crescem (assim como cabelo) e vão perdendo o formato inicial e, por isso, requer sempre um cuidado para se manter bonita e bem feita no nível inicial.

Para o caso de barbas mais tradicional, só o uso da famosa maquininha já deve resolver, além de serem extremamente práticas (pois podem facilmente ser reguladas (para definir o comprimento final). Se você tiver uma barba mais longa (estilo old Dutch) ou um bigode, uma tesoura também pode ser necessária para dar aquela aparada nos detalhes.

melhores modelos

E os outros produtos?

Sim, de fato atualmente existe uma infinidade de produtos destinados ao cuidado com a barba, vamos falar um pouco mais de cada um para que você possa decidir se vai usá-los ou não:

como fazer a barba

· Loções para barbear: hoje em dia exitem as opções de espuma ou gel para barbear para auxiliar todo homem na hora de fazer a barba, pois ambos ajudam a conseguir um barbear mais rente.

A principal diferença entre o gel e a espuma é, claro a consistência. Entre outras características, o gel, por ser translúcido acaba facilitando na hora de visualizar o barbear, porém, pode acabar grudando na lâmina, o que faz com que seja necessário limpá-la mais vezes.

Já a espuma, mais tradicional e conhecida no mercado, tem a vantagem de darem sensação de refrescância, além de serem mais indicadas para homens com pele sensível.

A escolha entre um e outro, claro, fica por sua conta.

produtos para usar

· Loção pós-barba: o uso da loção pós-barba é, muitas vezes questionado por muitos homens, seja por eles acreditarem que ela não ajuda em nada, seja pelo fato dela conferir certa ardência na região ou seja pelos inúmeros mitos que circundam o produto.

Mas eis que, se analisarmos de maneira mais tranquila, veremos que o produto possui diversas funções, entre as quais destacamos:

  • Higienizar a pele: após barbear algumas impurezas podem ficar na região do rosto, a função do pós barba é, portanto, retirar esses resquícios e assim, também prevenir possíveis infecções (no caso de cortes que podem vir a acontecer no rosto)
  • Aliviar a região do rosto: no processo de barbear a pele sempre fica mais sensível devido ao contato com a lâmina, a loção pós barba entra e cena nessa situação e, também, acaba diminuindo a sensação de coceira (que pode ocorrer)
  • Hidratar a pele: é comum que a pele fique mais ressecada com todo o processo de barbear (até porque acaba retirando boa parte da oleosidade da pele), assim, é sempre bom hidratar a região para evitar maiores incômodos
  • Perfumar o rosto: esse talvez nem seja realmente um benefício procurado, mas a loção pós-barba também tem essa função, que pode (ou não) ser útil ou buscada por você

o que usar

· Óleo de barba: esse é um produto mais novo que, basicamente, é uma mistura de óleos essenciais cuja principal função é hidratar a barba (e a pele), sendo, então, muito parecido com um condicionador. Como consequências dessa função, seu uso torna a barba mais macia e brilhante.

· Reparador de pontas: sim, estamos falando do reparador de pontas usado pelas mulheres em seus cabelos. O uso do reparadoré o mesmo para os cabelos (controlar as pontas e evitar o frizz) e é especialmente recomendado aos homens com barba mais longa, visto que ela pode estar mais sujeita ao frizz.

tenha cuidado

· Pomada ou cera: novamente, estamos, sim, falando dos produtos para cabelo. O uso de pomadas ou ceras serve para dar um toque de estilo à barba caso você deseje dar algum formato ou uma controlada no volume. Para aqueles que usam bigode, a cera ou a pomada são indicados para dar forma ao bigode.

E entre cera ou pomada, recomendamos que você use a que achar melhor e mais fácil de aplicar.

Quais cuidados você toma com a sua barba? Comente abaixo!

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)