Como Fazer e Aparar Barba Cheia: Tipos, Estilos, Modelos

Sempre indo e voltando à moda, a barba é uma opção para os homens que desejam assumir um visual rústico e, ao mesmo tempo, charmoso. Além de uma aparência mais robusta, a barba é um símbolo de poder e masculinidade. Mas vamos combinar: não é só deixar crescer e torcer para ela tomar forma. É necessário saber qual tipo combina com você e, principalmente, cuidar para não ficar parecendo uma grande esponja de aço pendurada no rosto. Para chegar ao estilo barba cheia, ou como alguns chamam, barba lenhador, exige muita paciência e perseverança; o crescimento da barba depende grande parte da genética e dos níveis de testosterona. Assim como o cabelo, a barba precisa ser aparada para manter um ciclo natural de crescimento.

tutorial passo a passo

Antes de iniciarmos os estilos e como chegar a eles, vamos a alguns conselhos para começar a ter uma barba cheia:

  • Uma boa alimentação é fundamental. O cabelo facial, assim como o cabelo da cabeça, é ligado a saúde do seu corpo. Por isso, consuma alimentos ricos em proteínas;
  • Uma boa noite de sono interfere diretamente. Os hormônios agem principalmente durante o sono, portanto, noites mal dormidas podem prejudicar quem deseja o visual rústico;
  • Não se estresse rapaz! O estresse não causa só a queda de cabelo; causa a queda da barba também.

Observe os homens de sua família; como dito anteriormente, a genética influencia muito no crescimento. A sua barba pode ou não cobrir todo o seu rosto. A sua herança genética determina o ritmo de crescimento natural e a espessura do seu cabelo facial. A barba grossa é a melhor para quem deseja adotar este estilo, pois basta moldá-la no pescoço e maçãs do rosto. Agora, se você possui pelos finos e algumas falhas, será mais difícil, portanto, opte por um cavanhaque bem trabalhado. Não é tão simples quanto parece ostentar uma barba volumosa.

barba bem feita

No início pode ser incomoda a visão e a sensação da barba crescendo; os homens que normalmente deixam o rosto sem pelos são os que mais sentem a diferença. Muitos homens – principalmente os adolescentes – apresentam algumas falhas no crescimento e até mesmo algumas áreas em que os pelos não crescem. Também pode ocorrer uma diferença no tempo de crescimento, fazendo com que um lado acabe crescendo mais rápido do que o outro. Para começar, pare completamente de fazer a barba; esse processo é necessário para saber até onde vai a sua barba, o tempo que ela leva para ficar no volume que você deseja, se há alguma falha e principalmente, para saber se o estilo barba cheia combina com você. Isso mesmo, nem todos os homens combinam com esse estilo; assim como há cortes de cabelo que não combinam com algumas mulheres, o corte da barba pode não combinar com todos os homens.

como deixar a barba cheia e bonita

Cada tipo de rosto tem o melhor tipo de barba. Como falado antes, não é só no cabelo que isso influencia:

  • Rosto redondo: Para este tipo de rosto, recomendamos que seja retirada a barba lateral, aquela da região da bochecha. Esse corte deixa o rosto mais alongado;
  • Oval: Quem tem este formato de rosto, agradeça imensamente. Ele combina com todos os formatos de barba, então a decisão fica a seu gosto;
  • Quadrado: Para os rostos que são mais próximos do formato quadrado, ou conhecidos como “boneco de ação”, escolha os formatos arredondados. Eles amenizam os fortes traços desse tipo de rosto;
  • Queixo duplo: Deixe uma barba comprida; ela disfarça essa “falha”;
  • Carecas: Homens que eliminaram os fios no topo da cabeça: escolham barbas curtas; o estilo barba cheia não foi feito para vocês, afinal, elas acentuam a careca.

barba cheia

Quer inspiração? Procure na internet uma figura famosa que tenha adotado este estilo. Você vai encontrar desde Jared Leto até Jason Momoa. São muitas opções que ajudam na decisão de qual estilo de barba cheia você pode adotar. Quando dizemos barba cheia, não nos referimos necessariamente ao estilo papai noel, e sim a uma barba com volume. A coceira será sua maior inimiga; segure o ímpeto de enfiar as unhas; isso causa irritação na pele e pode até gerar falhas. Um conselho para amenizar a coceira é: lave-a com shampoo anti caspa; ela ajuda a reduzir a coceira. E pense assim: é temporária.

Com Barbeador Elétrico

Barba cheia não é sinônimo de ser desleixado. Apare os pelos dos pescoço e das bochechas. Atenção: apare, não raspe. Se você raspar, a diferença entre os pelos será muito grande e o crescimento ficará fora de sincronia. Após um tempo deixando crescer, você vai reparar que os pelos estão bem embaraçados. Com um aparador de barba com pente ou controle giratório comece o processo de desembaraçar. Isso também ajuda a deixar o comprimento uniforme e se livra de pelos isolados.

depois e antes

Com o rosto bem preenchido, você pode iniciar o processo de modelagem. Pegue o seu aparador e use a posição mais longa no pente ou no controle giratório de altura. Isso permite que você controle o tamanho que deseja deixar. Apare, e após terminar, raspe os pelos extras das bochechas, pescoço e embaixo da boca. Esse é o processo que define os pontos onde você deseja a aparência de barba cheia. Utilize produtos de qualidade para não prejudicar os fios. Tudo isso pode ser feito com uma tesoura, porém é muito mais difícil; se você quer ostentar uma barba cheia, compre um barbeador.

inspire-se nos famosos

Após adotar o estilo, não se esqueça, que assim como os cabelos, a barba também precisa de cuidados como limpeza e hidratação. Lave com shampoo e condicionador duas vezes por semana e você terá uma barba muito bem cuidada e sem oleosidade. Alguns homens acabam desenvolvendo uma oleosidade mais alta e com isso, a pele acaba descamando. Para evitar isso, compre um bom shampoo anti caspa.

Barba Bem Aparada

Após a barba chegar ao ponto desejado, é só fazer a manutenção com a tesoura mesmo e garantir um visual arrumado. Uma barba mal cuidada é sinal de desleixo e tem o efeito contrário da atração causada pela barba cheia. Também apare o bigode; se ele ficar grande demais pode incomodar e causar uma coceira indesejada. Os homens que possuem barba grisalha também podem adotar este estilo; não se preocupem com o amarelamento dos fios; existem produtos como shampoos e tinturas que corrigem esse problema e evitam o amarelamento.

inspiração para você

A barba cheia está cada vez mais valorizada e admirada, tanto por homens quanto por mulheres e é a tendência que dominou 2015 e vai continuar em 2016.

Dúvidas? Comente!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest