Barba Coçando? 5 Dicas para Acabar com a Coceira Incômoda!

Você decidiu deixar a barba crescer. A sua namorada esta muito satisfeita. Todavia, toda essa massa de pelos viris começam a coçar. Você não imaginava que a coceira era tanta. E agora? O que fazer? Veja, aqui, cinco dicas infalíveis para acabar com a coceira na barba.

Primeiramente, saiba que a sua barba ou sua pele não têm defeitos. Essa coceira é tão natural quanto as árvores do bosque. O que ocorre é que a sua pele leva um tempo para se acostumar com todo esse crescimento da barba. Então você não esta sozinho. Todo mundo que deixou a barba crescer algum dia passou por esse incomodo.

Então chega de papo furado e vamos para as soluções!

barbas finas

Por que coça tanto?

Existem algumas respostas possíveis para esta pergunta. Porém, o maior motivo é o fato de você se barbear. Ao fazê-lo, você acaba afiando os pelos e, quando começar a crescer, começam, também, a pinicar. Outro motivo é o fato dos pelos aumentarem a secura do rosto, deixando-o mais irritadiço.

Outro motivo que também tem um grande peso é o fato da barba acumular detritos. São pedaços de roupas, pedaços de comidas, poluentes presentes nas grandes cidades, etc.

Limpe-a

use um esfolante

Se sua barba acumular muitas partículas de poluentes e outros detritos, como visto acima, pode ser que a coceira aumente. Então limpar a barba é uma indicação importante para evitar a coceira. Durante todo o dia (e noite), diversas células mortas da sua pele caem e ficam presas na sua barba. Estranho, não? Essas células podem causas irritação. Portanto, lave com frequência a sua barba. Utilize um shampoo para barbas. Caso não tenha grana para investir em um bom shampoo voltado para barbas, opte por um shampoo infantil cuja composição é menos maléfica.

Com que frequência devo lavar a barba?

Lave-a todos os dias, com um shampoo ou sabão adequado para barbas (há também alguns condicionadores, caso a sua barba seja muito seca). Lembre-se de secá-la completamente após o processo.

Qual temperatura devo lavar minha barba?

A água quente pode atrapalhar o crescimento da sua barba. Utilize sempre água morna para lavar e água fria para enxaguar.

Leia mais sobre cuidados que você deve ter com a sua barba. E veja alguns produtos que você deve usar:

Shampoo para Barbalave-a duas vezes por semana
Condicionador para Barbahidrate os fios após a lavagem
Espuma de Barbearopte por marcas de qualidade
Loção pós-barbapara evitar irritações
Óleos hidratantespara manter os pelos viscosos

Use um Condicionador

como cuidar

Eis uma defesa grande contra irritações e coceiras. Além do condicionador ajudar na limpeza e hidratação dos seus pelos faciais, ele também deixa a sua barba mais suave, reduzindo as pontas duplas (sim, elas existem na barba), aliviando toda a irritação.

O ideal, segundo os especialistas em barba, é se valer de um condicionador específico para barbas. Mas não há problema em testar alguns dos condicionadores capilares nos seus pelos faciais.

Hidrate a sua Barba

melhores marcas de produtos

Um condicionador é bom para a hidratação dos fios, porém não pode ser o suficiente, principalmente se você tem a pele seca. Aí que entra um produto já comercializado pelo Brasil: os óleos para barba. Eles deixam a sua barba mais macia e viva, além de dar uma engrossada caso você tenha uma barba mais rala. Algumas gotinhas de óleo para barba é o suficiente para evitar parte da coceira que você sofre.

Apare a sua Barba

mantenha frequência

Se você deixou ela crescer muito e não para de coçar, uma das soluções pode ser dar uma aparada. Existem diversos aparadores de barba de alta qualidade para que você apare em casa sem gastar nada. Mas nada impede você a investir em uma barbearia para ter um recorte profissional no seu rosto.

Aparar também ajuda a manter os pelos alinhados e uniformes, pois eles crescem cada um para um lado e cortá-los dá um ordenamento ao crescimento.

Uma prática interessante é buscar os pelos encravados e retirá-los com uma pinça para que eles não causem vermelhidão, irritação e até mesmo acne. Para encontrá-los, basta procurar os buracos vermelhos que eles deixam na pele, uma espécie de inflamação da epiderme.

Penteie-a

barba crespa

Há diversos benefícios de escovar a sua barba. Este processo, além de melhorar esteticamente deixando a sua barba mais lisa e alinhada, também ajuda a dar uma textura mais suave e aparência de limpeza. Escovando, você também educa os pelos a crescerem em uma mesma posição – lembre-se que falamos que uma das causas da coceira é o fato dos pelos afiados crescerem rebeldemente. Antes de escovar, siga essas dicas:

  • Os pelos faciais tem uma natureza (física e química) diferente dos cabelos. Portanto, há uma forma diferente de penteá-los;
  • Para tal, compre um pente específico para barbas. Ele tornará a escovação mais eficaz captando todos os pelos;
  • O excesso de escovação pode gerar pontas duplas;
  • O melhor momento para escovar a sua barba é após o banho.

O que você achou das dicas? Como você faz para não deixar a sua barba coçar? Comente abaixo!

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *