11 Super Dicas para Corrigir Barba Falhada: O que Fazer?


Veja 11 dicas para barba falhada e aprenda a corrigir o problema

Um problema bastante comum para muitos homens é a barba: mais do que saber como deixar o rosto, muitos homens sofrem com uma barba que não cresce por igual. O resultado são pontos no rosto em que há um crescimento menor de pelo ou mesmo não há pelo nenhum, criando falhas inconvenientes. Embora essa situação possa acontecer devido a uma série de fatores diferentes, ela tem solução e por isso confira 11 dicas para barba falhada.

1. Faça exames para conferir sua saúde

Como uma barba falhada pode ter muitos motivos, como fator genético ou alguma doença dermatológica, fazer exames para conferir a sua saúde é fundamental. O primeiro exame deve ser um hemograma completo para que você saiba se está com todos os níveis de vitaminas e sais minerais corretamente, já que uma anemia pode fazer com que os pelos fiquem mais finos e a barba, falhada.

Outro exame importante diz respeito sobre aos níveis de hormônio, já que uma baixa de testosterona influencia no crescimento dos pelos. Não menos importante, um exame dermatológico deve ser feito para garantir o diagnóstico de uma possível doença de pele.

2. Use xampu anticaspa na barba

Uma das dicas para barba falhada é usar xampu anticaspa na região da barba de uma a duas vezes por semana. Essa atitude faz com que a região onde há falha de crescimento fique limpa e devidamente desobstruída, permitindo que o pelo cresça mais livremente.

Além disso, fazer essa lavagem é importante porque ajuda a eliminar o sebo e as impurezas da região e que podem estar impedindo que o pelo cresça. Ao usar esse produto você também ajuda a fortalecer a raiz do pelo, fazendo com que o crescimento aconteça mais rápido.

3. Faça massagens estimulantes

Pode parecer pouco comum, mas massagens estimulantes fazem com que o crescimento de pelos seja estimulado, levando ao crescimento e ao fim da barba falhada. Nesses casos, é preciso fazer movimentos circulares com uma pressão moderada de 10 a 15 minutos por dia.

O ideal, entretanto, é não utilizar nenhum creme ou produto que possa entupir os poros e, portanto, atrapalhar o crescimento das áreas sem barba.

4. Coma bem

Como você se alimenta está diretamente relacionado a questões sobre como sua pele se parece e também como seus pelos, como a barba, crescem. Uma alimentação saudável e rica em nutrientes garante que os pelos cresçam saudáveis, evitando o problema de barba falhada.

Além disso, também é importante priorizar o consumo de proteínas, que é parte importante da constituição dos pelos da barba. Com isso, uma das dicas para barba falhada é se alimentar de peixes com gorduras boas, carnes magras e frango, além de vegetais de folhas escuras. Os alimentos ricos em açúcar, por sua vez, devem ser deixados de lado porque fragilizam os fios.

5. Exercite-se

Outra entre as dicas para barba falhada é se exercitar com frequência, pois isso auxilia na produção de testosterona já que seu corpo passa a adquirir mais músculos e, portanto, a consumir mais calorias. Além disso, o exercício é importante para que seu corpo possa metabolizar corretamente a grande quantidade de proteínas que você deve ingerir para fortalecer os fios.

Sair do sedentarismo também ajuda na circulação em geral, garantindo que as regiões onde a barba se encontra falhada recebam mais nutrientes e, portanto, tenham mais chances de desenvolver os pelos que você deseja.

6. Considere o uso de suplementos alimentares

Outra possibilidade é considerar o uso de suplementos alimentares, principalmente aqueles que aumentam a produção de testosterona de maneira natural. Além de ajudar no treino e a conseguir mais músculos, esse tipo de suplemento garante que os pelos fiquem mais fortes e cresçam com maior frequência.

Suplementos vitamínicos, por sua vez, são ideais para quem possui a deficiência de algum nutriente no organismo e que esteja atrapalhando no crescimento dos fios.

7. Faça esfoliações constantes

Todos os dias nossa pele elimina centenas de milhares de células que ficam acumuladas na parte mais externa da derme. Com o tempo, esse acúmulo pode potencialmente levar a um entupimento localizado dos poros, o que impede que o pelo cresça e que, portanto, sua barba fique cheia.

Dessa forma, uma dica bastante útil é a de fazer esfoliações constantes para garantir uma pele mais lisa e mais apta para o crescimento de pelos. Esse tipo de esfoliação pode ser feita com produtos específicos e basta fazer movimentos circulares para retirar a camada de células mortas. Além disso, a esfoliação também contará como massagem, estimulando o crescimento dos fios.

8. Use óleos para a barba

Em condições adversas, como locais muito frios, muito úmidos ou com muita poluição, é altamente recomendável utilizar óleos para a barba, como os que contêm jojoba. Esse uso é importante porque garante uma proteção a mais para a região, evitando que os folículos fiquem entupidos ou prejudicados.

É sempre importante, entretanto, atentar-se para a necessidade de retirar o óleo ao chegar em casa já que sua permanência indiscriminada no organismo pode fazer com que o efeito seja exatamente o oposto.

9. Elimine o stress

O stress é um dos principais fatores responsáveis por fazer com que seus pelos fiquem mais finos, fracos e quebradiços, o que faz com que surjam as falhas na barba. Por isso, o ideal é eliminar o stress da sua vida para que seus pelos possam, enfim, crescer de maneira mais fortalecida.

10. Pare de fazer a barba por um tempo

Existe essa crença de que fazer a barba todos os dias ou até mesmo mais de uma vez por dia irá estimular o crescimento, mas a verdade é que o fato de usar a lâmina causa uma agressão à sua pele e não há quaisquer indícios de que o pelo irá crescer mais rápido.

Na verdade, ao fazer a barba com tanta frequência você estará estimulando um enfraquecimento da matriz do pelo, o que fará com que ele encontre ainda mais dificuldades para crescer e, portanto, corrigir as falhas existentes.

11. Tenha paciência

É difícil para quem tem barba falhada, mas é preciso que você tenha paciência e espere entre 4 a 6 semanas para ver os primeiros resultados no seu rosto. Enquanto isso você terá que viver com as regiões sem tantos pelos, mas é importante que você pense que se o seu objetivo é ter uma barba cheia, a paciência é um ingrediente fundamental no processo.

Dentre as dicas para barba falhada, a mais importante é, sem dúvidas, o fato de ter paciência. Ao aguardar o tempo certo e ao seguir todas as recomendações, muito provavelmente em algumas semanas você ostentará uma barba inteira e com a qual você sempre sonhou.

O que você costuma fazer para correção das falhas da sua barba? Comente!

4 Comments

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)