Tutorial Como Fazer Barba Hipster Passo a Passo + Fotos!


Veja como conseguir o visual com a barba hipster

O movimento hipster ganhou força nos últimos anos ao trazer de volta itens e estilos que eram considerados velhos. Agora, voltaram com tudo na forma de “vintage”, criando um estilo alternativo e muito característico. O estilo hipster é a mistura da modernidade com o nostálgico, criando um estilo que tem agradado a muita gente.

No universo masculino, uma das formas desse estilo se manifestar é por meio das barbas. Se antes a barba rala, cerrada ou inexistente fazia sucesso, hoje é a barba hipster que vem dominando o visual dos mais antenados.

Quer saber como conferir a sua? Então não perca as dicas abaixo!

Escolha o seu estilo de barba hipster

Por mais que pareça tudo a mesma coisa, a verdade é que a barba hipster não tem apenas um tipo. Embora haja quem discorde, pode-se dizer que barba hipster é toda barba que é mais longa. Mais cheia e que foge dos até então modelos tradicionais de barbas ralas e mais curtas.

Diante disso, você terá algumas opções. A old dutch, por exemplo, é mais quadrada e mais cheia, com um bigode modelado e que lembra muito os senhores ingleses de tempos passados.

Já a ducktail é mais afinada na ponta, formando uma espécie de bico que se parece com o rabo de um pato. Por outro lado, a lumberjack é a que tem feito mais sucesso, com uma ponta mais ou menos arredondada, muito volume e um visual bem rústico e digno de um lenhador.

Uma full beard ou barba cheia, por sua vez, não exige muito mais do que uma barba que cresça em um tamanho realmente considerável.

Cada uma dessas barbas tem suas próprias características quanto ao volume, tamanho e área de crescimento dos pelos. Tudo depende do seu estiolo de vida e também do seu gosto e do seu formato de rosto.

Quem tem um rosto mais arredondado e deseja disfarçar isso, por exemplo, deve evitar volume na área das bochechas e deve priorizar um estilo de corte mais reto nessa área, dando uma sensação de rosto afinado.

Já quem tem a testa muito larga e/ou o queixo muito fino deve fugir da ducktail e apostar em uma barba mais quadrada para equilibrar as proporções. Levando esses detalhes em conta, fica fácil decidir qual vai ser o seu estilo.

Comece com o processo de crescimento

Depois de escolher o estilo de barba hipster que tem mais a ver com você é hora de começar o processo de crescimento. Essa tarefa não é tão fácil pelo simples fato de que exige muita —muita, mesmo — paciência.

A menos que o crescimento da sua barba seja algo completamente diferenciado será necessário esperar, no mínimo, de 6 a 8 semanas até que os fios comecem a atingir tamanhos maiores.

Caso você tenha alguma dificuldade com o crescimento de pelos vale buscar ajuda profissional. Um dermatologista indicará tratamentos e remédios que ajudem nesse processo, além de possivelmente ajustar sua dieta para que você consiga que os fios cresçam mais fortes e mais rapidamente.

Não descuide da manutenção

Depois que a sua barba tiver crescido e no formato que você deseja é importante não descuidar da manutenção. Uma barba cheia geralmente não exige muita manutenção, mas outras exigem um especial cuidado com aparar as pontas ou cortar os pelos sobressalentes do pescoço ou da maçã do rosto.

Sendo assim, é fundamental ficar de olho como anda o formato da sua barba para que o estilo não fique parecendo desleixado em vez de na moda.

Em vez de fazer você mesmo a sua barba, inclusive, vale a pena ir a uma barbearia. Se você quase nunca vai a uma, esse é um bom momento de retornar — até porque não tem como ser mais hipster do que efetivamente voltar às origens.

Fique atento à limpeza

Considerando que uma barba hipster é maior do que uma barba considerada mais “tradicional“, os cuidados com a higiene precisam ser redobrados. Não é difícil acumular restos de comida ou mesmo partículas de sujeira dos ambientes que você frequenta. Se você não ficar atento, vai terminar com uma barba que é, na verdade, um centro de sujeira — e, certamente, você não quer isso.

Por isso, prepare-se para lavar a barba eventualmente, algumas vezes por dia. Use sabão ou shampoo neutro e faça a lavagem de 2 a 3 vezes por dia. Para que os pelos não ressequem, utilize um óleo para barba. Além de hidratar e proteger os fios ainda vai deixá-los mais cheirosos e agradáveis.

Não se esqueça do cabelo

Um dos grandes complementos da barba hipster é o cabelo, então você precisa pensar em também mudar o estilo dos fios que estão na sua cabeça.

Em geral, o cabelo hipster e mais clássico consiste em um cabelo mais curtinho, penteado com gel para o lado ou para trás. Geralmente, as laterais são cortadas e a parte de trás pode ou não ser raspada também, no que é conhecido como undercut.

Se o seu cabelo está mais longo e você não quer cortar, não tem problema: o coque samurai é uma solução perfeita!

O importante aqui é usar esses estilos mais alternativos de cabelo para combinar com a barba, já que isso vai ajudar a criar uma unidade no visual.

Ajuste o seu estilo

E por falar em harmonizar o visual você não pode se esquecer do seu estilo quando o assunto são as roupas, sapatos e acessórios. Usar uma barba hipster com um bermudão jeans e uma regata de praia não tem tanto a ver quanto parece e o visual pode não se parecer em nada com o que você gostaria.

Portanto, prefira apostar em peças mais clássicas ou que sejam tendências. Um suspensório ou uma calça de barra mais curta, por exemplo, são itens que combinam bem com essa barba, enquanto uma camiseta de banda de rock não vai tão bem assim se a ideia é parecer hipster.

Para não errar, busque referências de estilo, veja como outros homens com esse tipo de barba se vestem e selecione o que funciona para você e o que te agrada, criando o visual perfeito para essa barba.

Ao seguir esses 6 passos simples você vai conseguir ter uma barba hipster perfeita e que oferece o visual que você sempre desejou. Não deixe de testar o visual se ele te agrada e experimente novas possibilidades!

Se tiver alguma dúvida, conte nos comentários!

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)