Barba Ruiva: Como Pintar, Como Cuidar, Como Cortar, Fotos e Dicas!


Os ruivos são difíceis de se achar, cerca de 1 a 2% da população mundial é naturalmente ruiva, mas vocês já notaram que ter a barba ruiva é mais comum do que ter os cabelos cor de fogo?

E não estamos falando só do pessoal ‘aloirado’, estamos falando dos caras de cabelos escuros e que se surpreenderam com o tom da barba quando deixaram crescer para acompanhar o advento do homem barbudo.

Mas não são só os morenos que encontram fios avermelhados no rosto, com os loiros também acontece e fica difícil definir qual tipo gera mais impacto: cabelo preto e barba vermelha ou cabelo loiro e barba ruiva?

Enfim, tem homens que acreditam ser um privilégio e outros que acham muito estranho… para tudo isso, tem solução!

Barba ruiva pode ser pintada!

Sim, meus amigos, há barbeiros que manjam totalmente da arte de colorir barba. Também é possível fazer sozinho em casa, mas é arriscado. O ideal é primeiro consultar um profissional, testar com ele qual a coloração, que tom fica mais natural, explicar que vai fazer em casa depois e que precisa destas orientações.

Deixe ele mostrar uma vez como faz e depois tente em casa, para ter a cor certa e não ficar super artificial. E vale lembrar que devem ser aplicados produtos específicos para pintar a barba, não vale o mesmo do cabelo, ok?

Normalmente vão te aconselhar a não tingir, mas se você quer se livrar da barba ruiva ou até obtê-la, há sim como ter um visual natural mesmo usando tinturas.

A maior dificuldade é manter, porque a tintura dura em média 4 a 6 semanas mas os fios vão crescendo, por isso é importante consultar um profissional.

Em alguns casos, é necessário primeiro descolorir os pelos para então conseguir uma barba ruiva.

Sobre os produtos, é necessário também testar em seu rosto para ver se não haverá alergias. Aplique um pouco do descolorante de barba e/ou da tintura em um pedacinho da barba e observe se há reações. Se não coçar, não inchar, não ficar vermelho, pode se arriscar!

Depois de toda a química na barba é importante cuidar deste pelos, meu amigo! É, você vai precisar usar óleo de barba para deixar tudo mais agradável e saudável, caso contrário, os pelos que estão no seu rosto serão bem mais duros e ressacados, o que pode causar muito incômodo e prejudicar o crescimento. É preciso se cuidar!

Barba Ruiva, Cabelo Preto:

Produtos específicos para barba ruiva

Você sabia que estes pelos avermelhados no rosto precisam de cuidados especiais? Pois é! Ter uma barba ruiva de respeito exige atenção e há shampoos e óleos específicos.

E antes que você me pergunte, não, não pode usar o shampoo normal e nem pode deixar de cuidar. Se você é do tipo que nunca pensou em esfregar um shampoo ou óleos na cara, vá se acostumando porque quem quer ser um barbudo de respeito, tem que tomar certos cuidados.

No caso dos shampoos normais, para o cabelo, eles podem deixar a pele do rosto ressecada e causar prejuízos à barba. No caso da ruiva, então, a mudança de cor pode ocorrer se não usar produtos específicos. O shampoo para barba ruiva promove a higiene e retira impurezas, já os óleos específicos servem para dar aquela ajuda para não deixar a barba desgrenhada e sem brilho. Vale a pena investir e ser um barbudo invejado!

Por que o cabelo de uma cor e a barba ruiva?

A genética é bem complexa, mas explicando de uma forma simples, não um gene dominante quanto o assunto é pelo, seja ele na cabeça ou em outras partes do corpo. São chamados de ‘dominantes incompletos’, o que quer dizer que os mesmos genes geram cores diferente na mesma pessoa: cabelos de um tom, barba de outro, pelos pubianos de outro ainda. Enfim, é uma mutação normal, pode-se dizer!

No caso dos pigmentos existentes no organismo, há dois tipos: feomelanina, que é o que dá os tons ruivos, e eumelanina, dos tons pretos e marrons. É o equilíbrio entre eles que criam a mudança de cor dos pelos, podendo geral a barba ruiva.

Barba Negra x Barba Ruiva

Vale lembrar que a barba ruiva também é famosa no imaginário e nas lendas. Há personagens de desenhos como o Eufrazino, que aparece nas histórias do Pernalonga, e dos quadrinhos franceses de Jean-Michel Charlier e Victor Hubinon onde o Barba Ruiva é, claro, um pirata, o que parece estranho já que todos lembram primeiro do Barba Negra.

Mas também o Barba Ruiva quanto o Negra não são só criações da imaginação fértil do homem. No caso do Negra, ele era um pirata inglês, de nome Edward Teach (ou Thach). O Barba Ruiva era um almirante da esquadra otomana famoso pelas vitórias no mar que garantiram o domínio do Mediterrâneo.

Realeza ruiva

E se você está em dúvida se é bom ou não ter barba ruiva, vamos aos fatos mais interessantes sobre os ruivos que podem te fazer aceitar os fios avermelhados e defendê-los quando algum camarada quiser dar uma zoada.

Para começar, não são só os piratas (verdadeiros ou de histórias em quadrinhos) que são ruivos famosos. Os cabelos avermelhados estão até ligados à realeza, entre os mais conhecidos, Rainha Elisabeth I e o príncipe Harry, que é uma versão mais aloirada mas que exibiu por aí sua barba ruiva.

Na Escócia há a maior concentração de ruivos, são 13% da população. A Irlanda vem em segundo lugar, com 10% e a Inglaterra tem 4%. A Europa é onde mais se encontram pessoas de cabelos avermelhados e nos Estados Unidos esta população é de 2%.

Os vikings também são sempre lembrados por serem ruivos (mesmo que muitos fossem loiros ou morenos) e você pode usar todas estas informações para dizer que tem um pouquinho deste sangue nas suas veias, ou melhor, destes antepassados na sua árvore genealógica.

Imagina a conversa:

  • E esta barba ruiva?
  • Deve ser de algum antepassado viking, irlandês, escocês, da monarquia… não sei bem ao certo.

E daí você emenda estes dados todos e sua barba ruiva vai ganhar poder! De nada!

One Comment

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)