O que fazer com Caspa na Barba? Tratamento para Resolver de Vez!

Você apanhou muito para conquistar aquela barba cheia dos sonhos. Mas um problema inesperado surge: caspas na barba. Fique tranquilo. Você não é o primeiro a ter essas caspas demoníacas na região da barba e existem formas de tratar e resolver de vez este problema. Criamos, então, este guia completo e prático de como começar a combater a caspa na barba hoje mesmo.

Antes de mais nada, vamos entender as causas da caspa na barba.

modernidade

Origem: o que causa?

As caspas que se encontram na barba não diferem em quase nada das caspas que aparecem na cabeça. Pesquisas apontam que metade dos homens tem este problema alguma vez na vida. E ele, inclusive, tem um nome científico: dermatite seborreica.

Estes pequenos floquinhos brancos tem duas principais causas: infeções provenientes de fungos e ressecamento da pele. Essas infecções são oriundas de um fungo chamado malassezia globose, que se alimenta do sebo da sua pele. A caspa causada por fungo pode causar irritação e coceira na barba. A caspa causada por ressecamento da pele é, em muitos dos casos, oriunda da limpeza com produtos agressivos. É por isso, que existem shampoos, condicionadores e sabonetes específicos para serem usados na região da barba (que retiram a hidratação natural da pele). Outro fator causados do ressecamento da pele é o frio intenso.

Dado essas causas, vamos entender como se livrar de vez deste problema incômodo.

Como se Livrar da Caspa na Barba

Existem diversos procedimentos e cuidados que você pode tomar para se livrar de vez deste problema. Segue abaixo alguns deles:

Use Shampoo para Barba

dicas de produtos

Os pelos do seu rosto são bem diferentes dos pelos da sua cabeça em composição física e química. Portanto, é errado utilizar os mesmos produtos de higiene que você utiliza na cabeça. Para a nossa alegria, existe, no mercado, shampoos específicos para lavar a barba. Estes produtos não tem os mesmos compostos químicos de shampoos comuns. Tais compostos pode remover a oleosidade natural que protege a sua barba.

Opte por um shampoo para barba que contem o cetoconazol, um ativo importante no tratamento da dermatite seborreica.

Lave a sua barba com água morna, que abre os poros da pele. A água quente pode ressecar a pele. Portanto controle a temperatura da água na hora da lavagem. Lembre-se de secar completamente a sua barba, pois a água pode gerar irritações na pele.

Você não precisa lavar a sua barba todos os dias. Três vezes por semana já é o suficiente.

Dica: nunca utilize shampoos anti-caspa que são produzidos para a cabeça na sua barba. Eles podem aumentar o ressecamento da sua pele e causar mais caspas.

Use Óleo para Barba

o que usar

Eis um grande aliado para os barbados. Ele elimina a coceira incômoda e mantem a sua barba livre de caspas. De todas as maneiras de acabar com as caspas da barba, eis um dos métodos mais eficazes. Os melhores são os óleos de jojoba, óleo de coco, óleo de mamona e alguns outros que você vai encontrar nas lojas de cosméticos masculinos.

Você pode usar o óleo todos os dias na sua barba. Mas caso não queira, use ao menos três vezes por semana se o fim for combater as caspas. O ideal é aplicá-lo logo após o banho, na barba seca. Tome cuidado na quantidade. Só algumas gotinhas já suscitam a hidratação desejada. Caso a sua barba seja muito grande e cheia, você pode utilizar uma escova para espalhar o óleo.

Escove sua Barba

dicas para barbudos

Escovar a barba não só alinha os fios rebeldes e uniformiza o crescimento dos seus pelos faciais como também ajuda a esfoliar a pele e eliminar células mortas. Após escovar, lave a sua barba no chuveiro para se livrar da caspa (utilizando um bom shampoo para barbas).

A escovação da barba tem alguns outros benefícios interessantes:

  • As cerdas massageiam a pele estimulando o fluxo sanguíneo e, assim, levando mais nutrientes para a sua barba crescer bonita e saudável.
  • Ele solta alguns nós, embaraços e alisa cachos da sua barba.
  • Ajuda na limpeza dos fios removendo resquícios de sujeira e poluição.

Lembre-se que você deve ter uma escova própria para barbas. Jamais utilize a escova que você usa no cabelo. Recomendamos as escovas de cerdas de javali para os que tem a barba mais grossa e grande.

Use um bálsamo

Eis outro produto obrigatório no seu kit de cuidados para a sua barba. Ele combate a caspa e tem outros grandes benefícios.

O bálsamo de barba é um excelente hidratante para barbas ressecadas, o que acaba por ajudar no combate a caspa. Os melhores são os feitos com cera de abelha e manteiga de cacau.

Fique tranquilo

estilosa

Uma das causas das caspas é o estresse que sofremos cotidianamente nesse mundo atribulado. Respire um pouco, dê uma pausa para dar uma volta num parque, pratique meditação, guarde um momento para você, descanse, tire um dia para dormir até a hora que quiser, enfim, há muitas formas para lidar com o estresse.

Utilize remédios naturais

Existem diversos remédios naturais para que você elimine caspas sem usar componentes químicos no seu rosto. Algumas sugestões:

  • Bicarbonato de sódio: eis um produto que quase todo mundo tem em casa por sua mil e uma utilidades. Você pode usá-lo como esfoliante no seu rosto eliminando as células mortas;
  • Babosa: eis uma plantinha que também facilmente se encontra no quintal do brasileiro. Ela é presente em diversos produtos para barba. Tem ação relaxante para a pele, além de combate infecções, hidratar os pelos e nutrir a pele com diversas vitaminas e minerais;
  • Limões: sim, você leu certo, limões também são excelentes remédios naturais para combate a caspa em barbas. Os ácidos que você pode encontrar no limão pode descamar a sua pele e oferecer diversos benefícios para o seu rosto. Faça uma mistura de suco de limão com mel e água e passe sobre o rosto, enxaguando em seguida;
  • Água: beber água é um dos melhores hábitos que você pode internalizar para melhorar a sua saúde e o bem estar. A água ajuda a eliminar as toxinas que causam a caspa.
  • Aspirina: surpreso? A razão pela qual colocamos a aspirina nessa lista é porque ela contém ácido salicílico, um dos ingredientes presentes em shampoos anti-caspas.

Tenha uma dieta saudável

Você é o que você come. A famosa frase é extremamente verdadeira. A alimentação não só ajuda na prevenção de diversas patologias, como afeta a nossa pele de forma geral. Uma dieta equilibrada pode evitar o ressecamento da sua pele, além de fornecer os nutrientes necessários para ter uma barba saudável e uma pele bonita.

Os alimentos que você deve incluir na sua dieta são os ricos em Vitamina A, como ovos, leite, cenoura, batata doce, etc. Essa vitamina tem o potencial de reparação dos tecidos danificados da pele, além de expandir os folículos capilares e estimular o crescimento da sua barba. Outras vitaminas essenciais que devem entrar na sua dieta é a C e a E, que corroboram na produção da oleosidade que hidrata o seu rosto.

Outros alimentos que não podem faltar são os ricos em ômega-3, como o salmão e a sardinha. Eles ajudam a manter as células com níveis hídricos em boas proporções.

Faça Exercícios Físicos

O exercício físico é muito importante, principalmente em um mundo cada vez mais sedentário. A atividade física pode equilibrar os seus hormônios produzindo a quantidade correta de óleo de sebo para hidratar a sua pele. Além disso, a atividade física estimula a circulação, o que torna os nutrientes mais disponíveis para a sua pele. Outro grande benefício é o alívio do estresse que os exercícios físicos podem causa, aumentando os níveis de serotonina, a substância responsável por nosso bem estar.

Procure um médico

Caso você tenha tentado todas as dicas que supracitamos e nada deu certo, o seu problema pode ser o caso de ser avaliado por um especialista. Por isso, busque pelo seu dermatologista de confiança para saber o que pode estar causando as caspas e como tratá-las. Provavelmente você vai precisar de um medicamento prescrito para casos mais graves de caspa.

 

 

Esse artigo te ajudou? Compartilhe com os seus amigos!

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *