Como Aparar a Barba Comprida Corretamente Passo a Passo

Confira dicas indispensáveis de como aparar a barba

Os barbudos não precisam se barbear todos os dias, mas isso não significa que não se devam fazer aparas muito necessárias para manter a barba sempre sob controle e com a aparência desejada. Aparar a barba, entretanto, é mais do que cortar alguns pedaços ou tirar alguns pelos, já que inclui manter o formato correto sem deixar que os pelos tomem conta de tudo. Por isso, aprenda agora tudo o que você precisa fazer para saber como aparar a barba e conseguir o resultado desejado de maneira prática.

como aparar

COMECE DEFININDO O MODELO QUE VOCÊ DESEJA

Antes mesmo de saber como aparar a barba é preciso que você defina como você deseja que ela fique. Uma barba desenhada, por exemplo, requer mais cuidados, enquanto uma barba considerada mais rústica exige menos trabalho.

o que você deseja

Seja como for, o ideal é que você primeiro pense em qual objetivo você deseja, já que uma vez que parte da barba seja tirada, não será possível voltar atrás. Se você já usa um estilo específico, procure modelos do tipo desejado para que você saiba exatamente o que cortar e o que deixar.

Algumas opções:

Lenhadorbarba cheia, comprida e old school
Bico de Patovolume nas laterais
Bigode Vintagedestalhe para a curvatura dos bigodes
Cavanhaquemodelo executivo de respeito

DEIXE A BARBA CRESCER POR TEMPO O BASTANTE

Esteja você começando a deixar a barba crescer ou caso já tenha uma barba de respeito, o ideal é que você a deixe crescer por pelo menos 4 ou 6 semanas, inclusive entre aparas. Deixar que ocorra esse tempo de crescimento é importante porque os pelos tomarão a forma definitiva. Com isso, você vai saber exatamente como cortar ou o quanto cortar sem passar por situações em que não consegue o resultado esperado.

deixe a barba crescer

Assim, se você aparou a barba ou está deixando-a crescer, espere pelo menos 4 semanas para poder apará-la, pois somente assim você terá o máximo de precisão para conseguir o visual que você deseja.

PENSE EM PROPORÇÕES

Também é importante que você pense em proporções para que a barba se adapte às linhas do seu rosto. Especialmente em se tratando de barbas desenhadas, é fundamental que os pelos acompanhem as linhas naturais do seu rosto em geral para que o resultado seja realmente harmonioso.

pense em proporções

Por isso, pense em principalmente três linhas: a linha da maçã do rosto, onde o osso dessa região “afunda”; a linha perpendicular à orelha e à costeleta e a linha do maxilar. De maneira geral, o ideal é que a barba fique delimitada por essas linhas para que você consiga uma aparência bastante harmoniosa e proporcional.

três linhas

Seguir essas linhas, inclusive, ajuda a valorizar os pontos fortes do rosto e faz com que a barba se adapte a diferentes formatos de rosto, como o redondo. Com isso, a barba serve para emoldurar o rosto sem causar uma aparência de desleixo ou de rosto escondido.

PROCURE ORIENTAÇÕES

ferramentas

Antes de sair aparando a barba é necessário que você procure orientações, como tutoriais, fotos e vídeos que ensinem a aparar a barba. Embora possa parecer um processo simples, quanto mais seguro você estiver do que fazer menores serão as chances de arrependimento.

passo a passo

Nesses casos, o ideal é procurar uma orientação que se adapte ao seu estilo de barba e ao seu tipo de rosto para que você possa ter uma boa ideia do que precisa ser feito. O ideal é que você continue procurando até conseguir o máximo de informações para se sentir seguro o bastante para fazê-lo. Essa, entretanto, não é nenhuma ciência complicada e aparar a barba não é nenhuma questão de vida ou morte. A única questão é que se você nunca aparou os pelos do rosto ou se quer um visual específico, o ideal é que você saiba como para conseguir o visual realmente desejado.

APARANDO COM A TESOURA

Chegou a hora de aparar a barba e caso você tenha uma barba muito grande ou muito rala, a tesoura é a melhor opção para que você garanta o corte apenas na medida certa. Esse também é o método que menos exige trabalho, mas ainda assim é preciso seguir algumas recomendações como:

* ESTEJA COM A BARBA SECA

É absolutamente indispensável que sua barba esteja totalmente seca na hora do corte. Isso se deve ao fato de que uma barba molhada tende a ser mais pesada e mais esticada, dando uma sensação de maior comprimento. Se você cortar a barba quando ela estiver molhada, na hora que ela secar você pode se dar conta de que o comprimento ficou bem menor do que o que você queria.

Por isso, o ideal é que sua barba esteja totalmente seca, inclusive livre de quaisquer produtos como óleo ou loção para barbear.

* PENTEIE A BARBA

Também é importante pentear a barba para saber qual o tamanho exato dela e para identificar qual parte pode estar precisando de um corte. Para saber como aparar a barba corretamente, portanto, você deve pentear os fios na direção no crescimento deles, garantindo um visual mais alinhado e mais fácil de ser aparado.

* USE O PENTE PARA DELIMITAR A ÁREA DO CORTE

A seguir você deve usar o pente para puxar os fios na direção oposta do crescimento. O pente deve deixar acima dele os fios que devem ser cortados e abaixo dele deve ficar o comprimento desejado. Quanto maior você quer que fique sua barba, mais próximo da ponta o pente deve ficar para que assim você consiga seu objetivo.

* USE UMA TESOURA AFIADA E PRÓPRIA PARA APARAR A BARBA

Evite usar tesouras que estejam sem corte ou, ainda pior, que sirvam exclusivamente para outras funções que não o corte de pelos. Ao utilizar uma tesoura escolar, por exemplo, você corre o risco de amassar e “mascar” a barba, criando um visual totalmente desgrenhado e ressecado nas pontas.

APARANDO COM O BARBEADOR ELÉTRICO

O barbeador elétrico, por sua vez, é uma opção bem mais prática, mas é indicado para quem quer conseguir a barba do tipo mais cerrada. Para barbas muito grandes essa não é a opção ideal e, portanto, você precisa ter cuidado sobre quando usar esse item. De maneira geral, como aparar a barba com o barbeador elétrico inclui recomendações como:

* LAVE SEU ROSTO COM ÁGUA MORNA

Se sua barba estiver limpa ela oferecerá menos resistência ao barbeador elétrico e, portanto, garantirá um resultado mais rápido e indolor. Assim, você deve começar lavando seu rosto para retirar todas as impurezas da pele para garantir o melhor resultado possível.

O uso da água morna, por sua vez, justifica-se pelo fato de que ajuda a abrir os poros e, portanto, a conseguir uma apara mais simples.

* USE UM PRÉ-BARBA À BASE DE ÁLCOOL

Os produtos pré-barba feitos à base de álcool são ideais nessa hora porque ajudam a retirar a oleosidade da pele, evitando que o barbeador escorregue ou encontre algum tipo de obstáculo que vá prejudicar o resultado final. Como a pele não pode ficar extremamente repuxada, entretanto, o ideal é que você use uma quantidade pequena apenas para garantir a absorção da oleosidade.

* ESCOLHA UMA LÂMINA MAIS LEVE

Lembre-se que você deseja saber como aparar a barba e não como tirá-la por completo. Por isso, o ideal é que você escolha uma lâmina mais leve para evitar que você termine com o rosto totalmente pelado.

É por isso, inclusive, que você não deve escolher um aparelho para raspar o cabelo, por exemplo, já que os pentes desse tipo de produto normalmente são muito mais intensos e irão garantir apenas que você fique sem barba.

* FAÇA MOVIMENTOS CURTOS E HOMOGÊNEOS

Se você quer que sua barba ao final possua uma aparência igual em ambos os lados então é indispensável que você faça movimentos curtos e homogêneos. Movimentos contínuos também ajudam a conseguir que toda uma região tenha a mesma quantidade de pelos retirados por igual.

Os movimentos também precisam ser simples para que você saiba como repeti-los no outro lado e, portanto, conseguir um visual que esteja igual em ambos os lados.

APARANDO COM A LÂMINA DE BARBEAR

A lâmina de barbear, por sua vez, é um dos métodos mais utilizados por basicamente dois fatores: sua facilidade e versatilidade e seu baixo custo. Esse método pode ser utilizado tanto para barbas grandes, em que você pode aparar os pelos que saem das linhas do rosto, ou então para barbas menores, em que você deseja controlar o tamanho dos pelos. Para usar corretamente é preciso que você:

* USE UM CREME PARA BARBEAR

Para a máxima eficiência da lâmina de barbear é fundamental que você use um creme para barbear porque ele é responsável por diminuir o atrito entre a pele e a lâmina. Com isso, não apenas a lâmina desliza mais facilmente, mas reduzem os riscos de você ficar com a pele inflamada ou cortada.

O ideal é utilizar as famosas espumas, já que elas possuem um volume maior e ajudam mais na redução do atrito. É importante, entretanto, que você ainda seja capaz de ver os pelos entre a espuma para saber exatamente qual área deve ser raspada.

* PLANEJE ONDE SERÃO FEITAS AS APARAS

Antes de você sair passando a lâmina em todo o seu rosto é indispensável que você planeje as regiões onde as aparas serão feitas. Dessa forma, você garante que não vai terminar com um visual não-esperado. Uma dica para que isso dê certo é passar o creme de barbear apenas na região a ser depilada já que assim você não corre o risco de se confundir e aparar o que não devia.

* PREFIRA SEGUIR NA DIREÇÃO CONTRÁRIA AO PELO

Embora não exista nenhuma proibição definitiva sobre usar a lâmina de barbear na direção de crescimento do pelo, essa é uma técnica menos efetiva, que demora mais tempo e que dura menos. Por isso, o ideal é que você use a lâmina de barbear na direção oposta ao crescimento, garantindo que os pelos fiquem bem rentes.

* USE UMA BOA LOÇÃO PÓS-BARBA

Muitos homens possuem pele sensível ou sofrem com pelos encravados, coceira e bolinhas após usar a lâmina. Se esse é o seu caso você deve usar uma loção pós-barba que sirva para refrescar e acalmar a pele. Embora você tenha apenas aparado e não barbeado o rosto inteiro, a loção pós-barba é importante para que o resultado final fique ainda melhor.

com navalha
com lâmina
sem corte
com corte

APARANDO COM A NAVALHA

Deseja aparar a barba de maneira precisa, quase milimétrica? Então a sua opção deve ser a boa e velha navalha para garantir que você consiga o máximo de precisão. A navalha é muito utilizada por profissionais mais antigos e é uma das opções que mais garante precisão e rapidez na hora de aparar a barba. Apesar de poder substituir a tesoura na apara de barbas maiores, o mais recomendado é que a navalha seja utilizada para detalhes, contornos e desenhos. Para usá-la é necessário que você:

* TENHA UMA NAVALHA BEM AFIADA

O segredo de um bom corte com navalha é que ela seja bem afiada e por isso é importante que ela esteja em sua melhor forma. Normalmente navalhas novas já vêm afiadas e funcionam melhor, mas se você já tem uma antiga mande-a para afiar ou faça você mesmo. O corte tem de estar preciso para que possa acontecer logo de primeira.

* FIQUE COM AS MÃOS FIRMES

Agora que sua navalha está bem afiada você precisa do dobro de cuidado, afinal qualquer deslize ou descuido pode fazer com que você tenha um corte sério. Dessa forma, é muito importante que você decida se aparar a barba de modo a ter as mãos firmes. Normalmente, o que funciona melhor é apoiar os cotovelos em uma mesa ou bancada e ter um espelho logo a frente para conseguir o máximo de precisão e firmeza.

* USE ESPUMA PARA BARBEAR

Assim como acontece com a lâmina de barbear, ao decidir aparar a barba é fundamental que você use espuma ou creme para barbear – é o que os profissionais fazem e você também deve fazer. A espuma servirá tanto para retirar o atrito como para servir de um guia, já que você deverá fazer movimentos angulares de modo a “retirar” a espuma.

* NÃO FAÇA MOVIMENTOS EXAUSTIVAMENTE REPETIDOS

A navalha pode causar cortes, ferimentos e incômodos e por isso é importante que você não fique fazendo movimentos repetidos na mesma região, já que isso pode sensibilizar ou até mesmo cortar a pele. O ideal é posicionar a navalha em um movimento angular e com uma leve pressão fazer a apara de uma só vez.

Saber como aparar a barba não precisa ser nenhum mistério e você pode fazer isso, inclusive, por conta própria. No começo você deve conhecer sua barba, seu objetivo e proporções para que, então, possa escolher o melhor método. Dependendo do seu estilo você também pode aliar mais de um método, conseguindo uma barba sempre bonita e impecável.

O que você achou das dicas? Tem dúvidas? Comente!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest