Como Crescer a Barba com Minoxidil: Como Usar e Efeitos Colaterais


Já falamos aqui sobre barbas, cabelos e bigodes e sabemos que, entre as dificuldades encontradas estão, justamente, fazer crescer os pelos. Um produto que vêm chamando atenção é o Minoxidil e que pode ajudar muito nesses casos, por isso falaremos dele.

Mas para começar, sabemos que esse produto ainda não é tão conhecido, então separamos algumas respostas para dúvidas básicas que podem surgir.

a) O que é minoxidil?

Trata-se de um medicamento (sulfato de minoxidil) vasodilatador (ou seja, que dilata os vasos sanguíneos). Era usado, de início, como medicamento para hipertensão, quando foi descoberto que tinha como efeito secundário o crescimento dos cabelos, além de engrossar pêlos e retardar a queda de cabelo.

Sendo assim, o medicamento foi descontinuado para o tratamento de pressão alta e foi trabalhado para ser usado especificamente como produto para cabelos, indicado principalmente para tratamento da calvice.

b) Tem diferentes tipos?

Sim, é possível encontrar o minoxidil nas formas de solução concentrada e loção.

Para o caso da solução concentrada, você deve atentar para o índice de concentração da solução, que pode variar entre 2% a 10%.

Nesses casos, nos valores entre 2% e 3% ela é mais usada para o tratamento em mulheres, enquanto valores superiores são mais usados em homens (onde o valor mais comum é o de 5%).

Já para o caso das loções, existem diversas marcas que comercializam loções que apresentam o sulfato de minoxidil em sua composição, a mais conhecida no Brasil é a Rogaine (ou Regaine).

c) Como funciona?

Justamente por ser um vasodilatador, o Minoxidil atua nos fóliculos capilares, estimulando-os e aumentando seu tamanho. Por sua vez, outros componentes da solução ou loção, atuam como estimulantes de crescimento.

Com o uso contínuo do minoxidil, a tendência é que haja maior crescimento dos cabelos, pois os folículos capilares ganham maior volume e os ciclos de crescimento dos cabelos tornam-se mais longos.

Vale lembrar que algumas pessoas perceberam que logo após um curto período de tempo utilizando o minoxidil, foi percebida uma significativa queda dos cabelos. Nesse caso, não se assuste, especialistas afirmam que é um efeito comum e acreditam que ocorra pois o minoxidil acelera a queda dos fios que já se encontram em fase final.

d) Tem contra-indicações?

Sim, como qualquer medicamento, o minoxidil não é recomendado para aqueles que apresentam sensibilidade a algum componente. Assim, para ambos os casos, vale a consulta com um especialista antes de comprar e, no caso da loção, faça o teste de sensibilidade para ter garantia de que não irá causar danos na sua pele.

Além disso, o produto não é recomendado para mulheres em gestação ou em processo de amamentação. Nem em homens que possuem disfunção erétil.

e) Tem efeitos colaterais?

Sim, os efeitos colaterais são previstos com base em testes. Assim, temos:

Efeitos colaterais para uso de solução: os principais efeitos colaterais, nesse caso, aparecem em casos de superdosagem (principalmente com o minoxidil 5%). Entre os sintomas, destacamos

  • Palpitações – Aumento do batimento cardíaco.
  • Dor no tórax – Sensação de aperto no coração.
  • Debilidade – Fraqueza
  • Vertigem – Quando o paciente sente tonturas e visão turva e embaçada. Devido a hipersensibilidade ao Minoxidil, pacientes apresentaram náusea que é sensação de vomitar.
  • Suor nas mãos ou os pés
  • Ressecamento do cabelo – Por ter álcool em sua fórmula, deixar o cabelo duro e seco após o uso

Efeitos colaterais para a loção:

  • Crescimento indesejados de cabelos em outras partes do corpo
  • Coceira
  • Couro cabeludo descamando
  • Perda de cabelo nas duas primeiras semanas
  • Dor de cabeça
  • Aumento da secreção de sebo pelas glândulas sebáceas – Deixa o cabelo oleoso

f) Onde achar?

O minoxidil tanto na forma de solução como na forma de loção é relativamente fácil de ser encontrado em farmácias por todo o país.

Porém, vale lembrar que, por se tratar de um medicamento, sua venda é feita somente mediante apresentação de receita, ou seja, você terá que passar no médico antes de sair comprando por ai.

Uma vez com a prescrição em mãos, selecionamos aqui as marcas de minoxidil mais fáceis de serem encontradas:

  • Rogaine (ou Regaine): Solução tópica em spray, conta-gotas ou refil. Tem o Rogaine 2% para mulheres e Rogaine 5% para homens.
  • Loniten: Versão do Minoxidil 10% em comprimido.
  • Aloxidil: Solução capilar comercializado pela Theraskin.

Também existe a possibilidade comprar o minoxidil em farmácias de manipulação, essa é uma opção segura e eficaz também, mas que também requer a visita a um mpedico e a um dermatologista.

g) E o preço? Quanto custa?

Os preços do produto variam entre R$30,00 a R4 140,00. Dependendo da marca, tamanho e local de compra.

Para o caso do minoxidil manipulado, os preços podem ser mais em conta, pois não costumam ultrapassar R$ 60,00, nesse caso, vai da sua confiança na farmácia de manipulação e da sua preferência, assim, novamente, vale consultar um médico para ver qual é a melhor opção para sua necessidade.

Bom, então finalmente colocado tudo isso, vamos ao assunto principal desse artigo: como fazer a barba crescer com minoxidil.

O uso do minoxidil para barbas pode ser indicado tanto para fazer a barba crescer mais rápido ou para corrigir possíveis falhas.

E como começar o tratamento?

Para começar tudo, vá a um médico ou dermatologista para verificar se o minoxidil é realmente indicado para você, se sim, tranquilo, comece o tratamento.

Em geral, para homens, o tratamento é feito com a solução de concentração 5% ou loção com a mesma concentração. Recomenda-se a aplicação do produto somente na área em que deseja que o pelo nasça ou cresça (nunca no rosto todo, por exemplo) cerca de duas a três vezes ao dia (conforme você desejar ou segundo a recomendação médica).

Os resultados começam a aparecer após a 3ª semana de aplicação, chegando a um resultado desejado numa média de dois a três meses (se aplicado adequadamente). Assim, sempre é recomendado o tratamento contínuo, pois os resultados costumam melhorar com o tempo, principalmente em relação à velocidade de crescimento.

Também observa-se que, em geral, os resultados aparecem mais rapidamente em pessoas mais jovens, principalmente as que estão na faixa abaixo dos 40 anos.

Tem dúvidas sobre este produto e a sua aplicação? Você pode deixar um comentário abaixo que responderemos o mais rápido possível!

2 Comments

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)