O que Fazer com Barba Encravada? Tratamento e Como Prevenir!

Se você tem barba, você deve aprender sobre pelos encravados. Isso para poder prevenir o aparecimento e para tratá-los quando eles aparecem. Há diversos tipos de pelos encravados. Alguns surgem porque os pelos crescem “para dentro” devido a células mortas obstruindo a passagem dos pelos. Outros até chegam a nascer, mas se curvam e entram na pele. Quando a sua pele sente que o pelo encravou, provavelmente ela vai ficar irritada, inchando a área e criando uma vermelhidão, podendo causar até dor. Nesse momento, se a sua pele estiver suja com com bactérias, pode surgir até mesmo uma infecção e gerar pus.

dicas de usos

Alguns pelos podem encravar naturalmente e isso é normal. Mas muitos dos casos podem ser evitados com procedimentos e cuidados simples.

Como Evitar que os Pelos Encravem

Ainda que existam algumas técnicas e procedimentos para evitar com que os pelos encravem, não existe uma forma 100% eficaz de prevenção. Ou seja, mesmo se você tomar todos os devidos cuidados, nada te assegura que um ou outro pelo encrave. Seguem algumas dicas para evitar com que eles encravem:

  • Esfolie o rosto: um esfoliante adequado para o seu tipo de pele pode auxiliar na remoção de células mortas. Aplique-o duas vezes por semana e lembre-se de enxaguar bem. Você pode fazer isso fazendo movimentos circulares com as pontas dos dedos na região da barba;
  • Hidrate a sua barba: uma das formas de criar uma camada protetora nos seus fios e evitar o encravamento é hidratando a sua barba. Isso é essencial principalmente se você tem a pele seca, mas mesmo as pessoas com pele oleosa tem problemas com barba ressecada. Para hidratar, você pode utilizar algumas loções ou óleos para barba;
  • Barbeie-se corretamente: aparar a barba na direção em que o pelo cresce é fundamental para evitar pelos encravados na barba. Os seus movimentos com a navalha ou gilete devem seguir os fluxo de crescimento dos seus pelos faciais;
  • Abra os poros: antes de se barbear, você pode abrir os poros da barba com água quente, além desse processo auxiliar em eliminar a sujeira. Após fazer a barba, coloque uma toalha fria na região para que o resfriamento feche novamente os poros;
  • Use um bom creme de barbear: a lubrificação do rosto é fundamental para um barbear suave e eficaz;
  • Limite a raspagem: um erro comum é passar a lâmina várias vezes na mesma região. Limite em até duas passadas por região. Várias passadas pode ferir a sua pele e até causar irritações.

Tratamento para Pelos Encravados na Barba

hidratar a barba

Após constatar a existência de um pelo encravado, você deve EVITAR ao máximo tocar na região. Mantenha a região sempre limpa lavando com suavidade todos os dias. Faça compressas de algodão morno na região para estimular a abertura dos poros. Se nada disso funcionar após alguns dias, será necessário retirá-lo. Fazer isso em casa envolve alguns riscos, portanto recomendamos a procura de um dermatologista de confiança para realizar o procedimento. Embora isso possa custa dinheiro, a sua saúde é muito mais importante que qualquer bem material.

Produtos para Pelos Encravados

tenha cuidado

Existe alguns produtos que podem agir prevenindo o aparecimento de pelos encravados. Eis alguns deles que indicamos:

  • Óleo para barba: já falamos anteriormente da importância de se manter a barba bem hidratada para criar uma camada de proteção nos fios e evitar o encravamento. Eis também uma excelente medida contra peles secas, que costumam ter os poros mais obstruídos que as peles oleosas.
  • Bálsamo para Barba: eis outra solução para a hidratação e proteção dos fios.
  • Escova para Barba: eis uma bela pedida, que além de alinhar os fios da sua barba, pode ajudar a esfoliar a pele e remover células mortas. Já escrevemos sobre essas escovas e recomendamos a feita de pelos de javali.

porque usar

Dermatite Seborreica

Caso você note algum dos sintomas abaixo, você pode ter desenvolvido um quadro de dermatite seborreica. Portanto, a procura de um médico se torna obrigatória. Segue os principais sintomas da dermatite seborreica:

  • Áreas do rosto doloridas e/ou inflamadas;
  • Pontinhos de pus amarelados;
  • Sensação de queimação quando se toca na pele.

Eis uma condição relativamente fácil de se tratar, porém você deve buscar por um médico para receber as devidas orientações.

Para concluir, você viu que os pelos encravados vão aparecer algum dia. O que você pode fazer é reduzir o número de aparições tomando os devidos cuidados com a sua barba e pele. Hidratação constante, o uso de esfoliantes e produtos corretos vão te ajudar e deixar a sua pele menos propensa ao surgimento desses pequenos incômodos.

Você tem alguma dúvida sobre pelos encravados? Deixe abaixo um comentário!

 

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest