Escovas para Barba: Cerdas, Como Escovar e Por Que Usar

Nós já falamos por aqui sobre as melhores navalhas para barbear, também escrevemos sobre as melhores ceras e os melhores óleos para barba. Hoje, o produto em foco são as escovas para barba, que podem elevar o sua barba para outro nível. Eis uma das ferramentas mais negligenciadas no banheiro dos homens e isso se dá por muitos acharem que é um desperdício de dinheiro. Porém, o que poucos sabem é que as escovas para barbas são um dos grandes segredos para uma barba de respeito.

Por que usar uma escova para barba?

porque usar

Segue algumas das principais razões que levam a você usar uma escova na sua barba:

  • O seu cabelo é mais fino que os pelos da sua barba, então não faz sentido utilizar uma escova de cabelo para barba. A escova para barba uniformiza os seus pelos faciais de um modo que uma escova ou pente capilar não conseguem;
  • Além de desembaraçar e uniformizar os pelos faciais, as escovas ajudam a esfoliar a sua pele. Essa esfoliação vai auxiliar na remoção de células mortas acabando com a coceira na barba;
  • Eles também servem para treinar os folículos a crescerem na direção correta;
  • Outra razão para optar por uma escova é o fato de existir o risco dos pelos do seu couro cabeludo ficarem presos a sua barba quando se usa uma escova ou pente de cabelo. Por isso, é importante utilizar produtos diferentes para o cabelo e para a barba;

Tipos de Cerdas

tipos de cerdas

Há diferentes fibras que podem estar presentes na escova que você comprou ou vai comprar. Confira:

Pelo de Javalirígido e caro
Pelo de Cavalomole e barato
Pelo Sintéticode plástico ou madeira
  • Pelos de Javali: muitas escovas para barba são feitos com pelos de javali. A popularidade dessa fibra se deu pela rigidez do pelo. O fato dele ser bem duro pode ajudar a desembaraçar barbas mais grossas.
  • Pelo de Cavalo: eis uma opção nova e barata que já apareceu nas principais lojas de cosméticos masculinos. Porém, saiba que as cerdas não são tão duras quanto as de pelo de javali. Então elas funcionam melhor em homens com barbas mais finas e ralas;
  • Pelo Sintético: por fim, os pelos sintéticos podem ser feitos de plástico ou madeira.

dicas de escovas

Como escolher uma escova para barba?

como escolher

Antes de realizar a sua compra, seguem algumas dicas para escolher a sua escova:

  • Material: cada marca pode utilizar um tipo diferente de material. A maioria vai utilizar bambu, plástico ou madeira. Em termos de durabilidade, você deve optar pelos de plástico. Porém, os de madeira tem uma melhor qualidade. A vantagem do plástico é resistir a água, diferente da madeira que se deteriorará rápido na medida que ficar molhado. O bambu é um híbrido, pois resiste mais que a madeira.
  • Tipo de Cerdas: já citamos as três cerdas mais utilizadas pela indústria (javali, cavalo e sintética). Se a sua barba é mais grossa, você deve optar pelas cerdas de javali. Caso contrário, as demais servem (e são mais baratas).
  • Alça: existem modelos com ou sem alça. A diferença aqui é exclusivamente por preferência.
  • Rigidez: como dito anteriormente, as cerdas de javali são mais duras que as de cavalo e mais indicadas para homens de barba mais grossa.
  • Ergonomia: a forma com que as alças encaixam na sua mão pode fazer a diferença. Você precisa ter o controle para trabalhar com a escova.

Como Escovar a Barba?

dicas para barbudos

Depois de comprar conforme o que aprendemos anteriormente, é hora de você aprender a usar corretamente para obter os resultados desejados. Aqui vão algumas dicas básicas de como utilizar a sua escova:

  • Use antes do banho: eis, talvez, o melhor momento de se usar a sua escova. Assim, você remove as sujeiras, células mortas e demais detritos. Com essa limpeza inicial, você vai entrar no chuveiro com a barba mais limpa.
  • Use apenas uma vez por dia: uma ou duas, no máximo! Essas escovas podem ser agressivas aos folículos da sua barba. Se usar várias vezes, você pode acabar ficando sem barba e você não quer isso, não é mesmo?
  • Limpe a escova: pelo menos uma vez por semana, você deve fazer a limpeza da sua escova. Assim, você consegue remover pelos soltos, pele morta e outros detritos. Você pode limpá-la com os próprios dedos. Caso sobram restritos, utilize uma esponja ou uma outra escova para remover o que sobrar. Pelo menos uma vez por mês, lave a sua escova com um sabonete e seque bem (principalmente as feitas de madeira).
  • Não escove com óleo: isso vai dificultar a limpeza e fazer com que a sua escova acumule mais detritos indesejáveis.
  • Não use na cabeça: assim você pode contaminar a sua escova com pelos do couro cabeludos e vice versa.

Se você achou o artigo útil, compartilhe com seus amigos que tem barba! Tem dúvidas? Comente abaixo!

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *