17 Estilos Diferentes de Barba para TODOS os Gostos!

Saiba tudo sobre 17 diferentes estilos de barba

Praticamente todo homem passa pelo dilema sobre qual barba utilizar, qual é a melhor para cada ocasião, qual combina mais com seu estilo e com seu rosto. Felizmente, o que não falta é opção para que cada homem possa escolher seu estilo preferido de acordo com suas necessidades e vontades. No meio de tanta opção, entretanto, pode ser difícil reconhecer cada uma. Para resolver esse problema, conheça 17 estilos de barba e escolha o seu favorito.

1. BARBA POR FAZER

modelos de barbas

A barba por fazer é o estilo de barba mais simples de ser conseguido e que você provavelmente já usou em algum momento, ainda que não intencionalmente. Esse estilo de barba nada mais é do que uma barba que está crescendo, ou seja, que não está sendo feita.

Apesar disso, não é qualquer barba que é considerada por fazer: normalmente esse estilo trata-se de uma barba com pelos mais curtos, quase rentes, e que estão crescendo agora. Justamente devido a isso esse estilo é mais desorientado e mais indicado para quem deseja criar um visual despojado além de bastante prático.

2. BARBA CERRADA

modelos da moda tendências da moda dicas da moda masculina

Já a barba cerrada é aquela barba que é feita de modo a deitar os pelos bem rentes ou, pelo menos, mais curtos. É um dos estilos de barba mais utilizados e também um dos que mais a atraem a atenção feminina em geral. Esse tipo de barba é conseguido tanto com lâmina de barbear quanto com barbeador elétrico ou mesmo com tesoura.

Também é a melhor opção para quem não quer ou não pode ficar se barbeando todos os dias, evitando inflamações, machucados e alergias devido ao ato de se barbear. Se esse tipo de barba for deixada sem os cuidados por 3 ou 4 dias, por exemplo, ele pode ser tornar uma barba por fazer.

3. BARBA DESENHADA

inspiração de barbas diversos estilos e modelos de cortes

A barba desenhada nada tem a ver com desenhos exóticos ou divertidos na barba e, sim, com um cuidado especial quanto às linhas dos pelos da face. Nesse sentido, a barba desenhada normalmente é caracterizada por ser muito bem aparada em três lugares: maça do rosto, queixo e pescoço e região das costeletas.

Esse estilo visa a principalmente modelar, contornar e destacar o rosto de uma maneira positiva, criando sensação de profundidade e também de alinhamento com o simples corte correto dos pelos.

4. BARBA CHEIA (OLD DUTCH)

barba negra galeria de inspiração

Tendência recente entre os adeptos de um estilo vintage, a barba cheia também é conhecida como old dutch e é caracterizada por ter ligação total entre costeletas, cavanhaque e bigode.

Além disso, seu volume também é razoavelmente grande e é o modelo ideal para quem gosta de cultivar barba.

Esse tipo, inclusive, pode ser indefinidamente mais longo, mas exige alguns cuidados com manutenção principalmente para manter seu formato acompanhando o formato do rosto. Ela, inclusive, deve ser mais longa na região do cavanhaque para fornecer um resultado mais bonito.

5. BARBA CORTINA DE QUEIXO

diversificando estilos

A barba cortina de queixo, por sua vez, tem esse nome porque ela é composta basicamente de uma barba que vai de uma costeleta a outra, passando pelo queixo, mas sem completar o bigode ou a barba na região da maçã do rosto.

Graças a isso, ela possui um visual muito mais arrojado, ousado e moderno e também não fica com todo o tipo de rosto. De maneira geral, essa opção também fica muito bem entre quem quer ter um estilo mais alternativo, mas requer mais cuidados já que toda a parte livre de pelos deve ser constantemente aparada para conseguir o visual desejado.

6. BARBA AMISH

grupo religioso religião diferente

Amiosh é um grupo religioso cristão que possui regras muito estritas sobre como vivem em sociedade e sobre como devem manter sua aparência. Para os homens, um dos principais elementos é a barba, que nada mais é do que uma cortina de queixo só que bem mais longa.

Assim, embora você não faça parte do grupo você pode deixar a barba crescer nesse estilo de assim desejar. Para isso, basta começar com uma barba cortina de queixo normalmente e então deixar que os pelos da região inferior do rosto cresçam até atingir o tamanho desejado. O visual normalmente fica bastante clássico, mas a verdade é que nem todos estão acostumados com a aparência.

7. BARBA BALBO

com estilo

Falando em barbas que não possuem continuidade completa, a barba Balbo é um estilo de barba caracterizada por pelos na região do queixo e pescoço sem que se toque a região das costeletas. Com isso, essa parte dos pelos para a cerca de 3 ou 4 dedos de onde começa a costeleta.

Além disso, esse estilo de barba também conta com um bigode que não deve ser unido à parte do cavanhaque em si. O queixo, por sua vez, deve conter apenas uma pequena porção de pelos na região da sua dobra e geralmente em formato retangular. Esse estilo é bastante específico, mas, no geral, seu visual é bem bonito e combina com diferentes tipo de rosto.

8. BARBA DUCKTAIL

A barba ducktail tem esse nome porque lembra a aparência de um rabo de pato. Nesse estilo de barba a característica principal é o fato de o cavanhaque não apenas ser mais longo, mas também ser bem pontudo, em formato triangular. De maneira geral, esse tipo de barba combina muito bem com rostos menores ou mais arredondados já que traz a sensação de alongamento da região.

É um dos estilos de barba ainda pouco conhecidos e é mais utilizado por homens mais velhos. Também é uma ótima opção para criar um formato diferenciado e que saia do senso comum. Também é acompanhada de um bigode e sua conexão com a costeleta pode ser mais fina ou mais longa.

9. BARBA ZAPPA

desenho da barba modelo desenhada as mais belas

Já a barba zappa é inspirada no músico Frank Vincent Zappa que possuía um estilo bastante característico. Para ter essa barba, basicamente é preciso ter um bigode bem cheio que chegue até a altura da boca seguido de uma espécie de quadrado de barba bem na região da dobra do queixo.

Esse é um estilo bastante característico, mas é igualmente datado porque remete aos anos 70 e 80. Além disso, não é uma versão tão popular quanto outras possibilidades e por isso é preciso ter a certeza de que o estilo combina com você para que o visual seja realmente harmonioso e agradável.

10. CAVANHAQUE

O cavanhaque também é um dos estilos de barba e ele é composto, basicamente, por uma ligação entre o bigode, que pode ser mais grosso ou mais fino e mais ralo ou mais cheio, e os pelos na região do queixo.

famosos do cinema para negros breaking bad

Homens com rostos quadrados podem apostar em um cavanhaque de linhas finas, garantindo maior modelagem do rosto e garantindo destaque das regiões angulosas com mais sucesso. Apesar disso, a versão mais fina está em relativo desuso já que foi moda nos anos 90.

O cavanhaque, inclusive, não precisa ser utilizado sozinho, já que ele pode contar, por exemplo, com uma barba rala ou por fazer para acompanhá-lo e criar uma sensação de unidade visual.

11. CAVANHAQUE CHEIO

estilos de barba dicas de estilos de barba fotos de estilos de barba

O cavanhaque cheio, por sua vez é caracterizado por uma grande quantidade de pelos em toda a região do queixo, o que normalmente não acontece no cavanhaque tradicional. Essa também é a opção mais moderna e atualizada dó cavanhaque tradicional, garantindo um visual certeiro.

Além disso, o cavanhaque cheio pode ser o item de transição perfeito entre quem cultiva uma barba maior e quer tornar-se progressivamente com o rosto mais liso. Além disso, é uma opção para variar o visual sem muito esforço, já que os pelos podem estar desde mais curtos até mais longos.

12. BARBICHA

dos famosos

A barbinha, por sua vez, é caracterizada pelo crescimento de pelos apenas na região do queixo. Embora possa parecer um pouco estranho esse tipo de sugestão entre os estilos de barba, a verdade é que muitos homens só possuem crescimento normalizado nessa região e, portanto, não deixa de ser uma opção.

Além disso, a barbicha também pode ajudar a afinar o rosto por ajudar a contornar a região do queixo e disfarçar qualquer incômodo na região do pescoço. Apesar disso, a verdade é que não é um modelo muito utilizado – pelo menos não sozinho.

Outra opção de barbicha é que fica apenas na região de dobra do queixo, normalmente em formato triangular. Esse tipo de barba em ideal para quem não quer ficar com o rosto totalmente livre dos pelos, mas não quer ter que se preocupar com nenhum estilo específico.

Para sua Barba Crescer, leia no Guia Minoxidil: Efeitos do Minoxidil Colaterais

13. BIGODE SIMPLES

minimalista muito estilo

O bigode simples, como o próprio nome diz, pé apenas uma determinada quantidade de pelos na região logo acima da boca. Assim como o cavanhaque, ele também pode ser considerado entre os estilos de barba porque já há algum tempo ele deixou de ser apenas um elemento da barba para se tornar um estilo próprio.

Quando se fala em bigode simples, inclusive, o mais comum é se falar em um bigode em crescimento, como na barba por fazer, ou então um bigode mais fino. Assim como acontece com o cavanhaque, entretanto, a versão mais fina está em desuso por ter feito muito sucesso há mais de 20 anos.

14. BIGODE CHEVRON

tipos de bigodes estilos de bigodes do cinema

Já o bigode chevron é o bigode como era utilizado pelo cantor de rock Freddie Mercury, por exemplo. Esse bigode é caracterizado por tomar toda a região acima do lábio e por ser mais volumoso. Geralmente, ele é delimitado pelas linhas perpendiculares ao meio do olho.

Esse é um dos bigodes mais clássicos e que exatamente por isso nunca sai de moda. Além disso, é a opção perfeita para combinar com diferentes tipos de rosto, além de permitir o fato de ser mais curto ou mais longo. Os pelos, entretanto, precisam ter mais volume para garantir o visual.

15. BIGODE MODELADO

modelos de barbas ideias de cortes dicas de estilo

O bigode modelado também é conhecido como bigode âncora e é caracterizado por um bigode que fica em uma posição com as pontas torcidas e em espiral. Apesar de muitas acharem que esse é um visual casual demais ou até mesmo caricato, a verdade é que esse bigode dá uma aparência leve a despretensiosa ao visual.

Quando utilizado com a barba old dutch, por sua ver, esse bigode consegue sintetizar tudo o que existe no estilo indie masculino, garantindo um visual totalmente alternativo e muito descolado. Para ficar modelado, ele precisa ser um pouco mais longo e mais fino, sendo usada uma cera de finalização para que ele possa ficar no lugar.

16. BIGODE MORSA

estilos de barba

O bigode morsa, por sua vez, tem esse nome porque lembra exatamente os pelos da morsa, animal aquático que se assemelha a um leão marinho. Mas, calma! Isso não é um tipo de ofensa nem nada parecido, já que esse estilo de bigode na verdade é bem bonito e descolado. Para esse tipo de bigode, é preciso que os pelos do bogide cheguem até exatamente a altura da boca. Além disso, o bigode pode ser mais ou menos volumoso de acordo com o resultado desejado.

Quando feito mais fino, a aparência desse bigode continue interessante, podedndo ser combinado com um cavanhaque ou barbicha, por exemplo. Por incrível que pareça, o resultado final é um dos mais jovens entre os bigodes.

17. BIGODE FERRADURA

Por último, mas não menos importante, o bigode ferradura é para quem tem estilo: ele é caracterizado por ser um intermediário entre o bigode chevron e o cavanhaque. Basicamente, esse visual exige um bigode mais cheio cujas extremidades “descem” até o queixo.

Imagine um cavanhaque simples, só que com a região do queixo totalmente livre de pelos. Imaginou? Pois essa é a aparência do bigode ferradura. Apesar de ser um visual um pouco datado, se tiver a ver com a personalidade do homem que o ostenta essa e a opção perfeita para variar o visual de um jeito nada óbvio.

Confira a melhor barba para cada tipo de rosto:

OvalCavanhaque e costeleta na altura do meio da orelha
RedondoCavanhaque e costeleta longa para esticar o rosto
QuadradoBarba completa, rala, usando máquina 1 ou 1.5
Triangular invertidoBarba mais cheia para arredondar o rosto
Hexagonal Lateral RetaQuase sem barba, uniforme e natural com máquina 1
Triangular Barba cheia nas laterais e mais rala próximo a boca
Hexagonal Base reta Cavanhaque sem bigode para realçar as formas do rosto
Losangular RalaMais completa, sem marcação na mandíbula

Os estilos de barba mais utilizados possuem opções não apenas para diferentes formatos de rosto, mas também para diferentes tipos de crescimento de barba e de personalidade masculina. No geral, os estilos dividem-se basicamente em barba completa, cavanhaque e bigode, cabendo a você escolher o que mais te agradar. Após isso, é só usar as ferramentas certas, nem que isso signifique usar apenas o tempo como instrumento para esperar os pelos crescerem!

Qual você curtiu mais? Comente!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘
Um Comentário

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *