GUIA: Navalha de Barbear – Como Usar e Onde Comprar!

Os homens em geral estão cada vez mais preocupados com beleza, saúde e cuidados com corpo, rosto, estilo e barba.

Hoje existem diversos estilos de barba e formas adequadas para se barbear, cada uma delas se adequa melhor para um tipo de rosto e de como será definida a barba.

Uma dessas formas é usar a navalha, que permite uma facilidade maior ao desenhar e seguir as formas e curvas do rosto. Além disso, é poderosa, tanto para o lado bom como para um nem tanto assim. Ela proporciona um melhor acabamento da barba mas tem um maior potencial para cortes no rosto, pois é um pouco mais difícil de ser manuseada.

navalha

A navalha possui seus prós e contras e deixa isso bem claro para os seus adeptos, que tendem a ser fiéis.

Um ponto que é sempre colocado em pauta quando a questão é a navalha, é realmente o melhor acabamento, pois o barbear fica realmente o mais próximo do perfeito.
Porém, só opte por ela se você tiver tempo! O processo é mais demorado, por ser mais delicado e exigir maior atenção, seja sua o do barbeador.

modelo de navalhete

Se as suas habilidades manuais, de coordenação motora não forem das melhores, procure uma boa barbearia que eles sim vão fazer um excelente trabalho com a navalha.

Mas, se você achar que pode manusear o instrumento, veja as dicas e o passo – a – passo abaixo e treine suas habilidades:

1) O kit de barbear
Os kits geralmente são mais caros, mas a durabilidade também é bem maior e faz valer o custo benefício.

Antes de comprá-lo, é muito importante que uma pesquisa seja feita, pois existem vários tipos de navalhas e pincéis, uma indicação muito boa é o pincel com pelos de texugo. A navalha deve ser uma de boa qualidade.

Para ter uma noção melhor de qual modelo comprar, fale com um barbeador, até para ver como funciona o processo.

2) Onde comprar
Existem algumas lojas online que aparecem na busca de qualquer buscador, veja algumas delas:

For lordshttps://www.forlords.com.br
Walmarthttps://www.walmart.com.br/
Crossterhttps://www.crosster.com.br
Casanostrahttps://www.casanostracosmeticos.com.br/

 

Além delas, consulte alguma barbearia que possa te indicar um bom lugar e com produtos de qualidade.

onde comprar

3) O pré barba
Essa é uma das partes mais importantes do processo todo de barbear. É indicado que o rosto esteja limpo antes de começar a barbear, após lavar, passe óleo que ajude a hidratar e proteger a pele e em seguida a espuma apropriada para barbear (existem de diversas marcas e não devem ser usadas apenas com a navalha, mas em todos os métodos), que serve para deixar os poros abertos e para deixar o corte da lâmina mais rente ao rosto.

angulo da navalha

4) O ângulo da navalha
Mantenha a navalha com um ângulo de 30º com relação ao seu rosto, a proximidade ajuda a proporcionar o melhor corte dos pelos. Manter esse ângulo também é primordial para evitar acidentes de percurso, como cortes e machucados.

comece pelas laterais

5) Comece pelas laterais
Ao usar navalha pela primeira vez, só faça as laterais do rosto, pois é a parte mais fácil de manusear, deixe o cavanhaque e o bigode para as próximas vezes, quando tiver mais experiência com a ferramenta.
Para a lateral, use a mão direita para fazer o lado direito do rosto e a esquerda para a esquerda, não faça com os lados inversos, pois isso pode dificultar um pouco.

como fazer a barba

6) Ganhe prática
Até aprimorar seus conhecimentos e ter mais prática, uma dica é ir “testando” com a barba mais curta, a que demora até uns 3 dias para crescer. A barba mais curta facilita o manuseio e o corte da barba, pois não há ainda tanto pelo, o que necessita uma maior pressão na navalha.

como fazer a barba com navalha

7) Faça caretas
Sim, caretas, caras tortas, feias, bonitas. O importante é esticar a pele o máximo que puder. Puxe com a mão contrária da que está manuseando a navalha. As caretas ajudam bastante esse processo de estica e puxa.

8) Para um barbear rente
Comece com os cortes no sentido dos pelos e em seguida no sentido contrário. Para que o barbear fique mais rente, faça mais do que uma vez no sentido dos pelos e uma para finalizar no sentido contrário.

tenha paciência

9) Tenha paciência
E muita! No começo, as primeiras vezes não ficaram tão boas e em algumas você desejará ter usado a gillette. O barbear com a navalha ficara muito bom com treino e tempo.

10) Pós barba
É sempre indicado o uso de um pós barba na finalização do processo todo, ele ajuda a acalmar a pele. Caso ela fique irritada ou você faça algum pequeno corte, o produto também pode ser usado. Acredite, ele faz milagres!

mais diversão

11) Divirta-se
Fazer a barba pode ser mais divertido do que você pensa, isso vale para seu próprio conhecimento, como também para repassar aos filhos, amigos e familiares.
Além disso, o barbear com a navalha remete a costumes tradicionais e que muitos familiares devem ter usado em algum momento da vida.

melhores dicas

Dicas!

  • A dica mais importante é não fazer a barba com pressa. Sempre reserve um tempo só para isso.
  • Um método que muitos homens utilizam quando vão se barbear, é usar toalhas quentes antes de iniciar o processo e após o corte, isso ajuda a não irritar a pele.
  • Atenção com o pescoço! Essa uma das áreas mais difíceis de se barbear, isso porque os pelos assumem direção de crescimento diferentes: abaixo do pescoço, eles crescem no sentido dos pelos do peito e os que crescem acima, vão na direção do rosto.
  • Molhe o rosto antes de passar espuma, isso vai ajudar no processo de espalhar e “amolecer” a barba.
  • Para afiar a navalha, use uma tira de couro.

Agora você está pronto para utilizar essa nova técnica, se alguma dúvida surgir, fale com um barbeador, para que faça uma demonstração de todo o processo.

Se barbear com a navalha não é difícil, é apenas um processo que pede certos cuidados.

Dúvidas? Comente!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘
2 Comentários

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest