Quando Terei Barba? Descubra Quando a Sua Vai Nascer!

A barba é, hoje, quase que um status. Além de deixar o homem mais viril e atraente, ela tem diversas funções: proteger do frio, proteger de bactérias, proteger dos raios ultravioletas, etc. Se você ainda é novo e quer saber quando vai crescer a sua barba, vamos esclarecer aqui um pouco do porque algumas pessoas tem barba mais cedo e outras mais tarde, além de oferecer dicas para você que vai deixar a sua barba crescer pela primeira vez.

dicas diferentes

Como a Genética Afeta o Crescimento da Barba

Você já deve ter visto duas pessoas da mesma idade, uma com uma barba cheia, grande, grossa, e outra praticamente com a pele lisa, sem um mísero pelo. Um estudo sobre o assunto, questionou diversos homens qual foi a idade em que eles desenvolveram totalmente a sua barba. Ainda que muitos dissessem que a idade fosse por volta dos 20, haviam alguns que falaram que apenas aos 30 anos tiveram a barba completamente fechada. E o mais curioso é que dois homens responderam que foi somente aos 40 anos.

toda preta

Apesar de muitos mitos cercarem o assunto, como raspar a barba para crescer mais rápido e outras inverdades, um dos fatores que mais definem como vai ser a sua barba e quando ela vai crescer completamente é a genética. Assim como a altura, a massa corporal, e outros atributos físicos são herdados de nossos ascendentes, a barba também tem uma grande influencia genética. Se o seu pai nunca teve barba, pode ser que você vai ter os mesmos problemas. Mas se o seu pai tem barba e você ainda não, você ainda tem grandes chances de desenvolver uma bela barba.

crescimento

Nós, quando nascemos, já temos um número grande de folículos no rosto. Esses folículos se tornam ativos em alguma fase da vida, podendo ser mais cedo para alguns e mais tarde para outros.

Ainda que a genética tenha uma grande participação no desenvolvimento dos seus pelos faciais, há outros fatores que equacionam quando a sua barba vai surgir cheia e sem falhas. Um deles é o seu nível do hormônio masculino chamado testosterona, que tem uma enorme participação do crescimento da barba (e um dos fatores que explica porque a puberdade é o período no qual surgem os pelos faciais). Outro fator que influência é muito curioso: a sua etnia; descendente de asiáticos dificilmente vão desenvolver barbas, ao tempo que descendentes de mediterrâneos, como gregos e italianos, vão facilmente desenvolver uma bela barba.

Para concluir, vemos que a genética pode afetar diretamente o crescimento da sua barba. Então se o seu pai ou avô tem ou teve uma grande barba, a probabilidade é que você a tenha também.

como deixar nesse estilo

Vimos que, além da genética, os níveis de testosterona também influenciam no crescimento da sua barba. Então, você pode influenciar este processo aumentando naturalmente os seus níveis de testosterona. E como fazer isso? Segue algumas dicas cientificamente comprovadas abaixo:

  • Suplemente vitamina D3, que embora seja chamada de vitamina, é, hoje, considerada um hormônio, que pode elevar os seus níveis naturais de testosterona. Caso não tenha dinheiro para suplementar, 20 minutos de sol por dia pode ser o suficiente para oferecer o que o seu corpo necessita de Vitamina D3;
  • Coma carnes vermelhas;
  • Tome chá preto sem açúcar. Estudos comprovam o poder do chá preto em aumentar naturalmente a testosterona masculina;
  • Faça exercícios físicos de alta intensidade. A intensidade dos exercícios é a quantidade de esforço que você utiliza. O exercício físico também estimula a circulação sanguínea, o que facilita com que os seus folículos do rosto recebam mais nutrientes necessários para o crescimento da barba;
  • Dormir bem, pelo menos 8 horas por dia, e com qualidade (sem ruídos, sem luz artificial, etc.) também é fundamental para manter os altos níveis de testosterona;
  • Manter o peso também é um dos fatores que asseguram níveis razoáveis de testosterona. A gordura pode reduzir a sua testosterona natural;
  • Caso você note que tenha níveis baixos, cabe visitar um médico especialista em hormônios para saber como calibrar a sua testosterona.

Confira no vídeo abaixo mais dicas de como aumentar a sua testosterona:

Você tem dúvidas a respeito de como deixar a sua barba crescer? Quer compartilhar informações sobre o assunto? Deseja contar a sua experiência com barba? Quando a sua barba apareceu? Comente abaixo!

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *