Como Fazer a Barba Crescer: Dicas/Ideias/Passo a Passo

Confira tudo o que você precisa para saber como fazer a barba crescer

Ter uma barba cheira e bonita é o sonho de muitos homens, mas a realidade que muitos deles encaram é a de barbas finas, ralas demais ou que não crescem o bastante. Para contornar essa situação é preciso saber como fazer a barba crescer com cuidado e atenção que uma tarefa desse tipo merece. Não sabe por onde começar? Então confira a seguir truques indispensáveis para fazer com que a barba dos seus sonhos se torne uma realidade.

crescer a barba

Pare de fazer a barba

Pode parecer um conselho óbvio, mas parar de fazer a barba é o primeiro passo para deixá-la crescer. Apesar de parecer desnecessário, esse conselho deve ser dado porque muitos homens acreditam que ao se barbearem com frequência o resultado será de barba crescendo cada vez mais forte e em mais quantidade.

pare de fazer

A verdade, entretanto, é que se barbear com muita frequência na verdade causa uma agressão desnecessária à pele, além de não trazer qualquer benefício do ponto de vista do crescimento da barba. Por isso, se você quer que sua barba cresça comece porá aposentar a lâmina de barbear, a máquina ou a navalha.

Faça um check-up

check up

A maioria dos homens acaba descuidando da saúde e é quase raro encontrar um homem que vá fazer consultas regulares por vontade própria. Se você quer saber como fazer a barba crescer, entretanto, isso é indispensável porque é o que vai permitir que você consiga ter o rosto lotado de pelos faciais.

Decidiu que quer ter a barba grande? Ótimo, agora vá a um médico e peça por um exame completo de rotina. Nesses exames você terá indicações sobre seus níveis de hormônio, de vitaminas, sais minerais e outros índices importantes.

Uma deficiência em vitamina A, por exemplo, pode fazer com que os pelos tenham mais dificuldade em crescer, assim como uma baixa nos níveis de testosterona. Ao fazer um check-up, você consegue ter uma visão completa sobre como anda a sua saúde e como isso influencia no crescimento da sua barba.

Alimente-se corretamente

com bigode torto

Fazer um check-up, inclusive, está diretamente relacionado a como você se alimenta e a como você deve passar a se alimentar. Nesse sentido, é muito importante manter uma dieta bem equilibrada e balanceada e que forneça ao seu corpo todos os nutrientes dos quais ele precisa.

Como o seu objetivo é fazer com que os pelos da barba cresçam mais rapidamente você deve apostar em consumir alimentos ricos em ferro, como o feijão e outros grãos e também em alimentos ricos em vitamina A. Dentre os alimentos ricos nessa vitamina estão a cenoura, a abóbora, o espinafre, o tomate e a batata doce.

Também é necessário que você saiba o que evitar e é preciso reduzir o consumo de gorduras, sódio, açúcar, carne vermelha e álcool. O importante, entretanto, é lembrar-se que você não necessariamente está de dieta restritiva ou definitiva e, sim, que isso é um auxílio para fazer com que a sua barba cresça de maneira mais rápida e mais saudável.

Faça exercícios físicos regularmente

faça exercícios

Outro ponto que pode te ajudar – e muito – a fazer a barba crescer é a prática regular de exercícios físicos. Mas o que sair do sedentarismo tem a ver com a sua barba? Simples: além de ajudar a melhorar a circulação, o exercício certo também permite que seus níveis de testosterona sejam aumentados, favorecendo o crescimento da barba.

Para a circulação é recomendado que você opte por exercícios aeróbicos como caminhada, corrida, natação ou andar de bicicleta. Já para aumentar a testosterona, a musculação é um excelente caminho já que ajuda na construção de massa magra e na eliminação de gordura em geral.

Para que haja total segurança, entretanto, é muito importante que você faça o check-up de alguns passos atrás para que o seu médico possa indicar exatamente quais exercícios você pode ou deve praticar.

Consulte a possibilidade de usar suplementos alimentares

suplementos alimentares

Também é importante falar com o seu médico sobre a possibilidade de usar suplementos alimentares, inclusive para a prática de exercícios físicos. Suplementos proteicos, por exemplo, ajudam a garantir mais resistência e disposição para a prática de exercícios, além de ajudar no processo de hipertrofia.

Os suplementos alimentares voltados para a dieta também são importantes especialmente se você tem alguma restrição alimentar. Ao consumir esses suplementos, por sua vez, você garante que seu corpo está recebendo todos os elementos necessários para o seu bom funcionamento.

Livre-se do estresse

Você sabia que o estresse possui um impacto negativo no crescimento do cabelo em geral, podendo gerar fios porosos, fracos e que, com o tempo, não são capazes de crescer? Pois saiba que acontece o mesmo com a barba e quanto mais estressado você for, menores são as chances de que você tenha a barba dos seus sonhos.

sem estresse

Viver sob constante pressão, não ter momentos de lazer ou mesmo dormir pouco são fatores que podem desencadear o estresse, inclusive em forma de crises mais graves. Por isso, é muito importante que você tenha um tempo para descansar e relaxar de verdade, pois somente assim o seu corpo não será afetado negativamente pelos efeitos de um corpo altamente estressado.

Pratique atividades prazerosas, tenha tempo para família e faça coisas das quais você gosta com frequência, pois assim você terá uma barba que cresce muito mais saudável e também de maneira mais rápida.

Use produtos específicos

Você quer que sua barba cresça, certo? Então por que insistir em usar produtos que não têm nada a ver com esse objetivo? Por isso, é muito importante que você use produtos específicos para o objetivo de fazer a barba crescer, que sejam testados e aprovados.

produtos

Também é importante contar com produtos que sejam específicos para o seu tipo de mele, como pele mista, seca, sensível ou oleosa. Se você usar os produtos errados, sua pele acabará se ressentido de alguma maneira – seja ficando mais seca ou ficando mais oleosa e com os poros e folículos entupidos e inflamados.

O óleo de barba, por exemplo, é um bom produto para ajudar no crescimento da sua barba porque conta com óleos essenciais e específicos que fazem bem para os fios do seu rosto – e não para os seus cabelos ou coisa do tipo.

Hidratantesóleos, ceras, condicionadores e cremes específicos para barbas
Ferramentasbarbeadores, tesouras, navalhas, lâminas
Produtosshampoos, condicionadores, ceras, etc.
Polivitamínicospara os pelos faciais terem todos os nutrientes essenciais

Evite soluções milagrosas

Como você deve usar produtos específicos é muito importante que no processo de como fazer a barba crescer você evite utilizar soluções milagrosas. Quer um exemplo? Usar o tal “xampu bomba”, composto de remédio utilizado para cuidar de animais que possuem deficiência de vitamina A – note que o produto não é utilizado para cuidar dos pelos dos animais e, sim, de sua saúde.

evite soluções

Outro exemplo é o de dormir com uma cebola grudada na área do rosto em que você deseja que a barba cresça ou usar remédio para a calvície no rosto. Embora existam muitos lugares dizendo que essas soluções irão mudar a sua vida para melhor é preciso que você pense e pondere as consequências antes de investir em uma solução que em um futuro muito próximo pode causar mais dores de cabeça do que satisfação com a barba.

Lave o rosto todos os dias

O outro hábito pouco comum entre os homens é o de lavar o rosto – e a barba, ainda que no comecinho – todos os dias. Isso é importante porque estamos constantemente expostos a poluição e outros agentes que fazem com que nossa pele acabe ficando suja e até mesmo com os poros entupidos. Além disso, uma barba suja não é nada higiênica e só faz atrapalhar o crescimento de novos pelos ou dos atuais.

barba cheia

Por isso, é muito importante que você crie o hábito de lavar o rosto e a barba todos os dias e, de preferência, com um sabonete específico para a sua pele. Faça movimentos leves e suaves e não lave mais do que 2 ou 3 vezes ao dia. Lavar a pele mais do que isso pode acabar gerando o efeito contrário e dar uma sensação de ressecamento que fará com que a sua pele tenha que produzir mais e mais sebo, atrapalhando o crescimento dos fios.

Hidrate-se

Barba crescendo é sinal de pele saudável e pele saudável é sinônimo de pele hidratada. Por isso, é muito importante que você se hidrate de dentro para fora e de fora para dentro.

A hidratação de dentro para fora vem de um jeito muito simples: consumindo pelo menos 2 litros de água todos os dias. Ao fazer isso, você faz com que a sua pele absorva melhor todos os nutrientes, mantendo-se mais elástica e mais saudável. Além disso, a hidratação correta também ajuda na retirada de toxinas que podem fazer com que a sua pele termine ressecada e, portanto, sem prospecção de crescimento de barba.

A hidratação de fora para dentro, por outro lado, acontece com o uso de produtos específicos para esse fim. Não quer usar um hidratante corporal ou facial porque acha que dá muito trabalho? Então use o óleo de barba e massageie-o também na pele com movimentos suaves. Dessa maneira, você cria o ambiente perfeito para que os pelos possam finalmente crescer.

Considere fazer tratamentos estéticos

Tem gente que tem problemas de pele como a acne ou ressecamento crônico e não há nada de errado com isso. Se esse for o seu caso e sua condição de pele não permitir que a barba cresça você deveria considerar fazer tratamentos estéticos.

Muitas vezes uma limpeza de pele completa ou o uso de máscaras faciais específicas já ajuda a conseguir uma pele mais saudável e, portanto, mais propensa a ter barba como é o seu desejo. Dependendo do problema da sua pele, entretanto, pode ser necessário fazer um tratamento mais complexo e por isso é muito importante contar com um profissional esteticista de qualidade e confiança.

Consulte um médico

Talvez você já tenha feito todo o possível e mesmo assim a sua barba continua te dando resultados insatisfatórios para aquilo que você deseja. Nesses casos, em vez de desistir ou sair agindo por conta própria ao se arriscar em opções perigosas o melhor a fazer e consultar um médico – sim, de novo.

Nesse caso, o mais indicado tende a ser fazer uma consulta com um dermatologista se você já descartou – ou se já tratou – quaisquer problemas de saúde relacionados à nutrição ou aos níveis hormonais. Muitas vezes uma doença de pele pode estar fazendo com que a sua barba cresça de maneira irregular ou que simplesmente não cresça. Com a consulta, você poderá descobrir exatamente o que está errado e, portanto, atuar de maneira a corrigir o problema.

Transplante de barba é opção

Em alguns casos, a deficiência de barba acontece por causas puramente genéticas. Isso significa que por meios tradicionais a barba tende a não crescer e, portanto, não é possível alcançar os resultados esperados apenas usando tratamentos convencionais.

Se esse é o seu caso e você dispõe de uma quantia você pode investir no transplante de barba. Esse transplante acontece por meio de enxertos de modo semelhante ao realizado no transplante capilar e é uma alternativa para quem já tentou de tudo e, mesmo assim, não conseguiu o visual que queria. É por isso que consultar um médico é importante já que isso se trata de um procedimento bem complexo e que precisa de avaliação e indicação médica.

Não se esqueça da manutenção

Quando sua barba começar a crescer isso não significa que você deva deixá-la crescer livremente e sem nenhum tipo de cuidado. Esse tipo de atitude, na verdade, fará com que seu progresso seja seriamente comprometido.

Assim, como fazer a barba crescer também incluir fazer uma manutenção periódica nos fios que vão crescendo pouco a pouco. O mais recomendado é que a manutenção seja feita a cada 3 ou 4 semanas, dependendo do ritmo de crescimento. Se você quer uma barba mais cheia, a indicação é apenas de aparar as pontas. Já os cuidados diários não devem ser esquecidos e é preciso cuidar e limpar a barba todos os dias.

Tenha paciência

Ter uma barba grande não é algo que acontece da noite para o dia, especialmente se você tem algum problema que impeça esse crescimento de maneira mais efetiva. Por isso, é muito importante que você tenha paciência para que os fios cresçam bonitos e saudáveis.

Manter uma constância nos cuidados e aguardar pacientemente pelo crescimento dos fios é parte fundamental para o sucesso de todo o processo.

Como fazer a barba crescer inclui cuidados com a pele e com a saúde em geral. Dessa maneira, você estimula o crescimento dos fios da maneira certa e consegue o visual tão desejado.

Você tem dúvidas ou sugestões? Comente abaixo!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest